About the author

César Ebraico

Share

TRAUMA E PEDOFILIA

By César Ebraico /

O artigo conceitua trauma psicológico e expõe suas causas de forma a que seja possível, mais bem instrumentados teoricamente, decidir, em cada caso concreto, quais as relações entre pedofilia e trauma.

Share

Castração Química

By César Ebraico /

Aqui damos continuidade a artigo anteriormente publicado no OPS sobre PEDOFILIA, respondendo a perguntas que desencadeadas por ele. Eis a que responderemos neste presente artigo: "Qual o tratamento a ser dado a um pedófilo e quando a castração química seria uma opção?"  

Share

Pedofilia

By César Ebraico /

Já que fatos recentes despertaram a atenção do público para a pedofilia e que um auto-declarado pedófilo, colocou em minha comunidade Orkut, sob o codinome de COIOTE, algumas questões sobre esse tema, decidi, mesmo antes de completar minha série de artigos sobre alta em Psicanálise, repassar a vocês o teor de minhas respostas às perguntas […]

Share

O que é Psicanálise?

By César Ebraico /

Como uma exposição sobre o que seja a “mente” e o “mental” pode tornar-se extremamente complexa e sofisticada, arriscando afugentar o leitor leigo, optei por introduzir o assunto falando sobre o que é a Psicanálise, deixando que o aprofundamento do tópico ocorra a partir dos comentários que sejam eventualmente feitos a ele. Comecemos, pois:

Share

A tal Síndrome do Pânico

By César Ebraico /

Vou atrasar minha contribuição sobre o conceito de “mente”, algo que interessará certamente mais a profissionais do que a leigos, para fazer uma contribuição de maior utilidade pública. Ela diz respeito à tal “Síndrome do Pânico”.

Share

Fundamentos lógicos e empíricos do conceito de inconsciente

By César Ebraico /

A hipótese da existência de fatores inconscientes determinando o comportamento humano é, naturalmente, tão velha como a história. Na época de Freud, entretanto, dominava a postura de que esses fatores eram de natureza neurológica. O grande mérito de Freud foi sustentar a natureza psicológica desses fatores, fazendo uso, para isso, (1) de dados empíricos à […]

Page 1 of 2