Afinal, houve uma reunião de ministros ou uma Santa Ceia?

"Eu fico imaginando que muitas vezes nesta mesa aqui parece a Santa Ceia, todo mundo reunido, depois passamos um ano sem conversar" afirmou o presidente Lula na última reunião ministerial.Marco da primeira missa rezada no Brasil

Qual é o limite da neutralidade religiosa do Estado brasileiro? Analisemos a influência da Igreja Católica na vida política nacional desde o remoto colonialismo no Brasil até as recentes manifestações contra a transposição do Rio São Francisco e contra a campanha contraceptiva pernambucana.

Continue reading “Afinal, houve uma reunião de ministros ou uma Santa Ceia?”

Zé Dirceu e Lula: o êxtase e a sobrevivência

José DirceuA recente entrevista de José Dirceu causou grande reação por parte da imprensa brasileira. Foi esta a forma que ele planejou para retornar ao cenário político brasileiro. Sob os holofotes, demonstra que ainda é capaz de fazer política mesmo sem mandato, e ainda tirar o sono de Lula.

Continue reading “Zé Dirceu e Lula: o êxtase e a sobrevivência”

Eu tive um sonho

Martin Luther King"Eu tive um sonho e nele o mundo não era dividido entre os ricos e os pobres assim como não o era entre brancos e negros."

Neste artigo, o autor discorre a respeito da desigualdade de tratamento entre pobres e ricos, praticados pelo Estado Brasileiro, criminalizando o primeiro e sendo omisso quanto as classes privilegiadas.

Continue reading “Eu tive um sonho”

A Copa de 2014 está cheia de intereses vazios

O futebol brasileiro anda em maus lençóis, apesar de muitos cidadãos acreditarem que a Copa do mundo no Brasil é a solução para todos os problemas (quais?). O cenário desta Copa se desenha numa lógica que temos de creditar terror e desconfiança, pois, o que se espera de uma sociedade capitalista? Liberdade, igualdade e fraternidade?

Continue reading “A Copa de 2014 está cheia de intereses vazios”

Os extremos do preconceito

A nuvem do nazismo foi suplantada no século XX pelo desenvolvimento econômico, contudo no Brasil e no resto do mundo vê-se atualmente a radicalização política e a formação de grupos xenófobos. Notícias como o espancamento da empregada Sirley Dias na Barra da Tijuca, além do espancamento de jovens homossexuais em Niterói são exemplares da contemporaneidade desse tema que urge por ser debatido.

Continue reading “Os extremos do preconceito”

Roraima pós-Ottomar Pinto

Durante o tempo em que viveu dedicado a Roraima, Ottomar Pinto foi mais que um político catalisador de lideranças para o seu entorno. Foi quase uma entidade, uma espécie de pai para uma massa de pobres que se acostumou a receber favores e agrados. Era idolatrado por muitos e odiado por outros tantos.
É forçoso dizer, no entanto, que nesses seus últimos anos de vida e no poder, Ottomar Pinto dava sinais de uma ligeira mudança de mentalidade política.

Continue reading “Roraima pós-Ottomar Pinto”