Educação Ecológica: a base que precisamos


2008 marcou a história como o ano onde as questões climáticas passaram a ser largamente debatidas e informadas pelos meios de comunicação. Assuntos conhecidos desde a ECO72 e esquecidos após a ECO92, voltaram à tona com a eminência de uma transformação mais radical e abrupta de nosso habitat: o planeta Terra. O que está em risco não é mais somente animais, plantas ou rios, mas sim todo e qualquer tipo de vida na terra, inclusive a nossa.

 

Continue reading “Educação Ecológica: a base que precisamos”

Pequenas ações, grandes impactos

Algumas pequenas mudanças em nosso costume cotidiano podem ajudar (e muito!) a sustentabilidade do planeta. No artigo passado falei sobre algumas mudanças que podem ser promovidas em casa. Vamos seguir repensando nossos hábitos e como podemos contribuir para mudanças significativas em nosso ambiente.

Continue reading “Pequenas ações, grandes impactos”

Consumo: o propósito de cada coisa e nosso livre arbítrio

Como homus-economicus que somos, temos necessidades de consumir coisas para nossa sobrevivência. Somos a única espécie a princípio que faz isso. O consumo está ligado não só a nossa alimentação e outras necessidades básicas, mas principalmente ao conforto que buscamos em nossas vidas.

Continue reading “Consumo: o propósito de cada coisa e nosso livre arbítrio”

Eco-responsabilidade: ações em casa, no trabalho e na sociedade.

No artigo passado fiz uma colocação que seguirei repetindo, pois acredito ser ela uma verdade incontestável. Em outras palavras a Terra continuará a existir sem nós. Todas ações ecológicas que tomarmos tem como foco a nossa sobrevivência. Nós temos que salvar a nós mesmos, pois o planeta seguirá por bilhões de anos mesmo sem nós. A eco-responsabilidade é o termo que utilizarei para representar a postura humana, diante da consciência de seu papel frente aos desafios que estamos enfrentando.

Continue reading “Eco-responsabilidade: ações em casa, no trabalho e na sociedade.”

Neo Dinossauros

Em meio ao bombardeio de notícias sobre aquecimento global e destruição progressiva do meio ambiente, fica difícil saber quais sãos os riscos que realmente corremos. Enquanto alguns cientistas falam de aquecimento, outros dizem que estamos prestes a adentrar uma era de glaciação. O certo é que a Terra está mudando, se adaptando e passando por profundas transformações. E quanto a nós?

Continue reading “Neo Dinossauros”

Mudar o mundo começa com mudarmos a nós mesmos

Assim como a Internet sofreu uma evolução qualitativa e chegou a Web 2.0, o mundo atual também precisa de transformações. Essa mudança acontecerá gradualmente em todos os campos do conhecimento e atividade humana, sendo que nós, humanos, somos o ponto chave.

Continue reading “Mudar o mundo começa com mudarmos a nós mesmos”