Conhecendo a Espanha pela boca

Uma das coisas mais interessantes das viagens é a possibilidade de conhecer e provar comidas diferentes. Faremos um trajeto pela Espanha gastronômica partindo do norte, na Galícia e chegando até o Mediterrâneo, passando pelo centro e pelo País Basco. A comida na Espanha é tão diferente de uma região à outra como os costumes dos seus habitantes. Como em qualquer outro país, a forma de se alimentar vem imposta pelas condições econômicas e ambientais.

Continue reading “Conhecendo a Espanha pela boca”

Ainda temos muito que aprender

Desde que cheguei à Espanha, nunca me senti como um estrangeiro e a palavra imigrante ou exilado só me lembrava a Gonçalves Dias, de quem os versos, recordo sempre emocionado. Naquela época, não havia problema para entrar aqui e quando entrei, via Barcelona, só tive que mostrar o passaporte. As coisas mudaram muito e a situação, com avanço da direita, a poucos dias das eleições presidenciais, começa a ser preocupante.

Continue reading “Ainda temos muito que aprender”

Um país fofoqueiro

Como os próprios espanhóis dizem, a Espanha é um país de fofoqueiros. As mulheres de certa idade se preocupam mais com vida alheia que com a sua própria. Me lembro que estava recém-casado (minha mulher é espanhola), ainda arrumando o apartamento, quando a vizinha entrou para ajudar e foi logo metendo a mão nas malas, tirando as coisas e colocando-as nos armários e estantes da sala dizendo "isso fica bem aqui, e isso aqui…"

Continue reading “Um país fofoqueiro”

No mato e sem cachorro

Atendendo a milhares de e-mails, cartas e propostas de matrimonio, manifestando uma curiosidade incontrolável por conhecer o final da história da semana passada ("Entrei de gaiato num navio") e fugindo, sem que sirva de precedente, às linhas traçadas pelo editor desta seção, vou narrar de forma resumida a continuação desta viagem que ainda não terminou.

 

Continue reading “No mato e sem cachorro”

Boemia, aqui me tens de regresso

A noite de Madrid tem algo especial. A gente respira arte, cultura e "Solera", palavra que se usa aqui para expressar a personalidade do ambiente. As opções são muitas e variadas. Há bares e "Salas de Fiesta" para satisfazer aos mais exigentes animais noturnos.

Continue reading “Boemia, aqui me tens de regresso”

Hoje de manhã não encontrei nada debaixo da minha árvore

À diferença do Brasil, que o dia dos Reis só serve para desmontar a árvore de natal, aqui na Espanha é o dia em que as crianças vêm realizado o mágico sonho de receber o presente que pediram, neste caso às Suas Majestades os Reis Magos do Oriente.

Continue reading “Hoje de manhã não encontrei nada debaixo da minha árvore”