O brasileiro (enfim) atingiu o ponto 3G

Em dezembro foram leiloadas pelo governo brasileiro as licenças para a operação da telefonia móvel de terceira geração. O famigerado termo 3G foi criado como uma representação para toda a onda de novas tecnologias que surgiram e, de certa maneira, revolucionaram a transmissão móvel de dados nos últimos anos. O que pouco se comenta, entretanto, é que essa “onda” exigirá das operadoras de telefonia celular um investimento pesado em infra-estrutura, que certamente se refletirá no preço final do serviço ao consumidor.

Continue reading “O brasileiro (enfim) atingiu o ponto 3G”

A mobilidade da TV Digital

No início de dezembro foi oficializada a transmissão digital de televisão no Brasil. Desde setembro, as principais emissoras já faziam testes com o novo formato, que deverá se tornar padrão a partir de 2013, sendo que em 2016 se encerrarão as transmissões do sinal analógico. Entre outras vantagens, a partir de agora (não exatamente agora) dispositivos móveis podem captar sinais de TV perfeitamente. Ou não?

Continue reading “A mobilidade da TV Digital”

Celulares, notebooks e máquinas de café

No século XXI, não se imagina mais um mundo sem tecnologia. Ela está em todo lugar: no robô que monta carros, no satélite que transmite os sinais de comunicação entre continentes, nas máquinas de café. Mas, onde mais a notamos é justamente no que nos está mais próximo: TVs, aparelhos eletrônicos, celulares. E é sobre esses bichinhos que falarei aqui.

 

Continue reading “Celulares, notebooks e máquinas de café”