Lá como aqui

estresse no jornalismoA insatisfação com a profissão vem levando muitos jornalistas a repensar suas carreiras. Baixos salários, escala de trabalho estafante, pressão e a falta de incentivo são as reclamações mais freqüentes. Mas será que este é um fenômeno do jornalismo tupiniquim? Leia e descubra…

Continue reading “Lá como aqui”

O velho novo jornalismo

Nos anos 60, um grupo de jornalistas e escritores americanos começou a quebrar as regras do jornalismo tradicional, buscando nos romances a inspiração para criar textos que envolviam o leitor. Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer, Hunter S.Thompson e Truman Capote eram alguns dos nomes por trás deste Novo Jornalismo, ou Jornalismo Literário, e dos romances de não-ficção. Se você não aguenta mais os textos de hoje em dia, mecanicamente escritos com base nos manuais de redação, aqui vão algumas dicas de leitura.

Continue reading “O velho novo jornalismo”

Jornalismo… uma análise, uma crítica, um desabafo

de_olho_na_midiaNão há forma melhor de começar uma coluna sobre jornalismo do que criticando a maneira como ele é feito hoje em dia. Declarações oficiais, press-releases, dossiês e fitas enviadas por fontes anônimas encontram jornalistas acomodados e pressionados pelo relógio, mais do que gratos por não terem que sair de suas aconchegantes redações com ar-condicionado para apurar.

Continue reading “Jornalismo… uma análise, uma crítica, um desabafo”