Bolos macios sem ovos? Sim, isso é possível!

Olá pessoal, hoje falaremos sobre um dos grandes traumas dos vegans do mundo inteiro: bolo sem ovos. Eis uma questão que tira o sono de todo doceiro que aboliu a crueldade de seu cardápio. Como fazer um bolo sem ovos ficar macio? O que fazer para evitar que o coitado fique, como diria nossa avó, abatumado? Parece um desafio impossível. Todos sabem da leveza, do airado que um ovo concede a qualquer receita.

Continue reading “Bolos macios sem ovos? Sim, isso é possível!”

Junk Food Vegetal

É impressionante a idéia que muita gente tem de que todo vegetariano é natureba, saudável, magrelo e por aí vai. Se essas pessoas conhecessem meus amigos… Não seria errado dizer que uma dieta vegetariana pode te ajudar a ser mais saudável ou emagrecer, mas não é uma conseqüência natural. É por isso que fiquei realmente impressionado com a generalização do programa MTV Debate do dia 19 de maio, que colocou um apreciador da chamada “Junk Food” do lado da mesa habitada pelos defensores do consumo de carne.

Continue reading “Junk Food Vegetal”

Cogumelos Mágicos

Já falei aqui sobre a questão do chamado “mito da proteína” que cerca o mundo da alimentação vegetariana, dando mais ênfase a famosa PVT (Proteína Texturizada Vegetal) e demais derivados de soja. Mas o que você, incauto leitor, não sabia ainda, é sobre a maravilhosa fonte de proteínas encontrada no subterrâneo mundo dos fungos: o cogumelo.

 

Continue reading “Cogumelos Mágicos”

Assuma o controle

Alguém aqui já questionou o quanto de revolucionário pode existir na arte da culinária? Qual é a real importância de saber escolher e preparar o próprio alimento? Afastados das condições naturais de vida que experimentamos muito tempo atrás, passamos pela prateleira do supermercado pegando embalagens a esmo, comprando propagandas, levando pra casa a mais vasta gama de elementos químicos nada salutares. E não percebemos que isso influencia do nosso modo de ver as coisas até o nosso estado de espírito.

Continue reading “Assuma o controle”

Quero virar vegetariano, mas adoro uma picanha na brasa… Como vou sobreviver assim

A questão da falta que a carne faz em certos pratos pode ser entendida por dois dos principais aspectos da mesma: a textura e o sabor conferido pela gordura. É sabido que as carnes de sabor mais acentuados são também aquelas mais gordurosas. O problema da textura é, no geral, o mais fácil de resolver. Os diversos tipos de “carne de soja”, seja em lata, em pedaços miúdos como carne moída ou em pedaços graúdos, assim como alimentos como o glúten e o tofu, já englobam uma grande parte…

Continue reading “Quero virar vegetariano, mas adoro uma picanha na brasa… Como vou sobreviver assim”

A floresta sangrando no prato

Eu só quero dizer que a chuva que cai agora no meu quintal pode estar gravemente ameaçada pelo desmatamento da Amazônia. Estima-se que cada árvore adulta pode evaporar até cerca de 300 litros de água diariamente.Mas o que tudo isso aí tem a ver com não comer carne? Muito simples. O grande motor do desmatamento da floresta amazônica hoje é, sem sombra de dúvidas, a pecuária.

Continue reading “A floresta sangrando no prato”

Do primata Vegan aos dias de hoje

A história do vegetarianismo, ou , pode-se até dizer, do veganismo, por mais incrível que pareça para a maioria da audiência, começou milênios atrás. Digo isso porque ainda é muito comum o indivíduo que nunca viu um vegetariano na vida (eu mesmo fui um deles até os quinze anos, mais ou menos) e muitos outros tem a tendência de taxar aqueles que aderem a uma dieta vegetariana (restrita ou não) de modista. Isso torna pertinente a pergunta: será que Platão, Pitágoras, Voltaire ou São Francisco de Assis…

Continue reading “Do primata Vegan aos dias de hoje”

Apresentação

Primeiro texto da coluna é sempre aquela coisa: apresenta o autor, explica a coluna, fala de meia dúzia de banalidades… Confesso que não sou eu que vou fugir dessa regra! Meu nome é Caio Cezar Mayer e sou cozinheiro vegan. Cozinheiro é aquele cara que transforma um punhado de coisas duras e insossas em um punhado de coisas…

Continue reading “Apresentação”