Reflexões sobre a “Revolição” Brasileira

Quase dois séculos depois do Grito do Ipiranga e quase doze décadas após a Proclamação da República, o Brasil continua enfrentando os desafios de construir-se como nação madura e justa, “mãe gentil” para todos os seus filhos. Em nossa vida política, por exemplo, ainda estamos muito longe de uma democracia autêntica, plena e participativa, sem a qual os sistemas econômico, social e cultural não se podem desenvolver satisfatoriamente para atender com eqüidade às necessidades da população.

Continue reading “Reflexões sobre a “Revolição” Brasileira”

O Poder da Barbárie e a Barbárie do Poder: o que Carlos Lacerda diria hoje a Sérgio Cabral?

“Quem é capaz de semelhante infâmia – bater em preso – não pode servir a este governo. {…} esses espancadores de presos devem sair da Polícia. A covardia não se inclui entre as virtudes cívicas. Nem permitirei que uma falsa razão de Estado prevaleça sobre o dever de zelar pela dignidade do governo, organizado e exercido em nome de um povo cristão e democrático.”

Continue reading “O Poder da Barbárie e a Barbárie do Poder: o que Carlos Lacerda diria hoje a Sérgio Cabral?”

Sete Teses Otimistas sobre o Futuro do Senado

Mensagem aos Senadores da 53ª. Legislatura

O Senado passa por uma de suas maiores crises. Os únicos que podem salvá-lo são os próprios Senadores. Aqui vão sete teses otimistas para uma importante mudança do paradigma político do Brasil.

Continue reading “Sete Teses Otimistas sobre o Futuro do Senado”