Estrategicamente Falando…

Olá caros amigos leitores da revista online OPS. Dando continuidade as nossas exposições, hoje vamos conhecer mais a fundo a questão da Estratégia, como pensar estrategicamente, como agir, vamos conhecer o Modelo proposto por Michael Porter e Henry Mintzberg, para posteriormente entender como a Teoria dos Jogos pode auxiliar as empresas.

Continue reading “Estrategicamente Falando…”

Teoria dos Jogos: “Estratégia Empresarial”

são abordadas teorias e visões de autores para definição de estratégia, pois serve como base para se entender e responder ao tema apresentado: A aplicabilidade da Teoria dos Jogos na Gestão dos Negócios e no processo decisório, dentro das organizações diante de situações de conflito e/ou cooperação mutua, tentando equacionar o quanto é mais vantajoso colaborar ou se abster-se e encarar uma decisão de competição.

Continue reading “Teoria dos Jogos: “Estratégia Empresarial””

Teoria dos Jogos: “A evolução da evolução”

Neste artigo vamos abordar questões pertinentes a própria evolução humana, com uma análise inédita da visão que a Teoria dos Jogos tem disso tudo. Desde as descobertas de Charles Darwin, passando por Mendel, todos os neo-darwinistas, e chegando hoje no mundo globalizado e altamente competitivo, onde a cooperação se faz necessária!

Continue reading “Teoria dos Jogos: “A evolução da evolução””

Teoria dos Jogos: “Equilíbrio de Nash”

Uma das grandes contribuições a Teoria dos Jogos, no que se diz respeito à questão da cooperação foi o Equilíbrio de Nash, formulado pelo matemático John Forbes Nash Jr (1950), vencedor do prêmio Nobel de Economia em 1994, e teve sua vida retratada no filme: “Uma mente Brilhante”.

Continue reading “Teoria dos Jogos: “Equilíbrio de Nash””

Teoria dos Jogos: “O Dilema do Prisioneiro”

Saudações a todos os “pensadores selvagens” que acompanham nossas exposições aqui na coluna sobre Teoria dos Jogos. Hoje como prometido, iremos tratar de um Dilema que aborda de uma maneira simplificada o contexto geral da teoria, chamado: O dilema do Prisioneiro.

Continue reading “Teoria dos Jogos: “O Dilema do Prisioneiro””

Teoria dos Jogos: “Competir ou Colaborar? Eis a questão!”

Gostaria de adentrar na parte da Teoria dos Jogos que cuida dos "jogos" onde envolve duas alternativas: competir ou colaborar? Para contribuir um pouco com o embasamento teórico de nossas exposições. Com vocês os atores principais do artigo: de um lado a celebre senhora egoísta e do outro o senhor de cabelo e barba grisalho da cooperação.

Continue reading “Teoria dos Jogos: “Competir ou Colaborar? Eis a questão!””

Teoria dos Jogos: “O Big Bang”

Como prometido no artigo anterior, demonstrarei melhor e mais detalhadamente os conceitos, aplicações e versões envolvendo Teoria dos Jogos. Antes me deixe agradecer do fundo do coração a todas as pessoas que leram o primeiro artigo, os que comentaram que sugeriram que criticaram, ou que simplesmente visitaram a página, espero e faço votos que continuem acompanhando…

Continue reading “Teoria dos Jogos: “O Big Bang””

Teoria dos Jogos: “Explica o mundo”

Bom, primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Valdir Vitorino, tenho 23 anos, sou formado em Administração, e é um prazer imenso participar da revista OPS, com o tópico Teoria dos Jogos, na seção de Matemática, gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os leitores da revista digital e aos seus editores, pela oportunidade. O meu enfoque como pesquisa e trabalho é voltado para uma teoria matemática chamada: Teoria dos Jogos.

Continue reading “Teoria dos Jogos: “Explica o mundo””