Um dilúvio, um delírio

Sandman A divisão temporal em “dia”, “mês”, “ano” sempre me intrigou, antes mesmo de aprender – não na escola, mas em leituras excepcionais, que diferentes raças e culturas tratam de forma diversa sua relação com o tempo. Maias, tribos indígenas, o “mundo ocidental”, judeus… Períodos lunares, primeiro de janeiro, Rosh Hashaná, segunda lua nova do ano…

Continue reading “Um dilúvio, um delírio”

Estado subjetivo de consciência

    A eternidade é apenas um instante na busca incansável da sabedoria plena e o caminho do conhecimento e da plenitude espiritual está coberto de tentações pagãs. Para alcançar o nirvana e impregnar-se da chispa do espirito divino, o homem deve ter fé em alguma coisa, mesmo que seja em um pedaço de pau. Tenho um amigo que passa dia e noite no cume da montanha com o pau na mão à espera de virgens manipuladoras e generosas. Qual o conselho do sábio? Carlos Venturelli

Continue reading “Estado subjetivo de consciência”

Eu tive um sonho

Martin Luther King"Eu tive um sonho e nele o mundo não era dividido entre os ricos e os pobres assim como não o era entre brancos e negros."

Neste artigo, o autor discorre a respeito da desigualdade de tratamento entre pobres e ricos, praticados pelo Estado Brasileiro, criminalizando o primeiro e sendo omisso quanto as classes privilegiadas.

Continue reading “Eu tive um sonho”

A história do flash fotográfico

Ainda que seja uma constatação óbvia, luz é fundamental para a fotografia, um processo que capta a radiação luminosa refletida pelos objetos. Desde os primórdios da fotografia até a última década século XIX, a despeito de constantes avanços técnicos, os fotógrafos continuavam dependentes da luz natural para o registro das imagens, o que em muito limitava os assuntos passíveis de serem registrados. Esta situação começou a mudar apenas em 1887, com o desenvolvimento do primeiro flash fotográfico.

Continue reading “A história do flash fotográfico”

Menores y libertad

Un padre de familia ha perdido varios meses de su vida y toda su integridad moral en la cárcel porque su hijita de trece años le denunció falsamente de violación, al parecer por no dejarle salir de noche. A este suceso, se le unen los crueles episodios que, a lo largo y ancho del mundo "moderno" y "civilizado" se vienen sucediendo en los últimos tiempos como el asesinato de una niña en Inglaterra a manos y pies de sus compañeras, robos con asesinatos entre menores en Estados Unidos, apaleamientos, violaciones de y entre menores, etcétera.

Continue reading “Menores y libertad”

Sobre CIÊNCIA e ciência

Definir CIÊNCIA sempre foi um grande desafio até mesmo para CIENTISTAS e FILÓSOFOS. Mas entender seus preceitos básicos é fundamental para a sociedade como um todo em vista da sua grande influência no nosso cotidiano. É preciso saber diferenciar CIÊNCIA de ciência, para sermos capazes de nos libertar das teias do engano!

Continue reading “Sobre CIÊNCIA e ciência”

Tio Petrus(o livro) e a conjectura de GoldBach.

Numa correspondência do matemático prussiano para o famoso matemático suíço Leonhard Euller (1707-1783), foi formulada a questão em (1742): Todo número inteiro par maior que 5 é a soma de 3 números primos.
Em carta Euller lhe respondeu que era fácil verificar a veracidade da afirmação e lhe presenteou com outra equivalente.

Continue reading “Tio Petrus(o livro) e a conjectura de GoldBach.”