Quero virar vegetariano, mas adoro uma picanha na brasa… Como vou sobreviver assim

A questão da falta que a carne faz em certos pratos pode ser entendida por dois dos principais aspectos da mesma: a textura e o sabor conferido pela gordura. É sabido que as carnes de sabor mais acentuados são também aquelas mais gordurosas. O problema da textura é, no geral, o mais fácil de resolver. Os diversos tipos de “carne de soja”, seja em lata, em pedaços miúdos como carne moída ou em pedaços graúdos, assim como alimentos como o glúten e o tofu, já englobam uma grande parte…

Continue reading “Quero virar vegetariano, mas adoro uma picanha na brasa… Como vou sobreviver assim”

O que é Transtorno Bipolar do Humor I

Ultimamente fala-se muito a respeito deste Transtorno que afeta de 5 a 7% da população e que de forma equivocada estaria associado à criatividade, mas na realidade causa muitos prejuízos e grandes sofrimentos para os portadores e seus familiares. Existem até pessoas que falam que é uma epidemia contemporânea, porém o que desconhecem é que na realidade existem registros históricos que sugerem o conhecimento de seus sintomas e até que eram estudados na antiguidade.

Continue reading “O que é Transtorno Bipolar do Humor I”

Nueva Normativa para Ciudadanos Comunitarios residentes en España

Se ha puesto en vigencia el Real Decreto 240/2007 sobre la entrada, libre circulación y residencia en España de ciudadanos de los Estados Miembros de la Unión Europea y de otros Estados parte en el Acuerdo sobre el Espacio Económico Europeo. La nueva normativa comunitaria dispone, entre otros asuntos, la creación de un Registro Censal para ciudadanos comunitarios que manifiesten una residencia de carácter permanente en España y por tanto se elimina la tarjeta de residencia.

Continue reading “Nueva Normativa para Ciudadanos Comunitarios residentes en España”

Os risotos e seus múltiplos sabores

Risotos sempre me levam de volta a infância e me conduzem para a misturança de ingredientes que avós e mães deliciosamente preparavam com alguns ingredientes que teimavam em sobrar depois das refeições. Ao arroz adicionavam-se o milho, a carne moída, o frango, a vagem, as ervilhas, lingüiças, tomates, queijos e tantos outros alimentos saborosos que, por si só já tinham o destino certo dos nossos estômagos famintos, mas que reunidos ao esplendor branco e fresco de um bem temperado arroz com cebolas e alho tornavam-se totalmente irresistíveis.

Continue reading “Os risotos e seus múltiplos sabores”

Desesperança

Douglas Ceconello, do blog Impedimento, cometeu uma obra de arte no último dia 26. Criou um texto tão significativo, grave e encharcado de humanidade para a tragédia que ocorreu em Criciúma no último domingo, que passo por cima da exigência de ineditismo do OPS, na certeza de que não serei advertido pelo deslize. Leiam porque vale a pena. Voltamos à nossa programação habitual na próxima segunda-feira. Com vocês, Douglas Ceconello:

Continue reading “Desesperança”

O Velhinho Dourado

Ontem, cansadíssimo, liguei a TV na Globo News e dei de cara com um velhinho trêmulo que falava com alguma dificuldade. Reconheci-o imediatamente. Era o mineiro Autran Dourado (1926). Fui seu fiel leitor durante os anos 80. Este homem produziu grandes livros como Uma Vida em Segredo, Os Sinos da Agonia, O Risco do Bordado, Ópera dos Mortos, etc. Peguei só o final do programa. Uma pena.

Continue reading “O Velhinho Dourado”

La derecha pierde terreno tras el primer debate entre los candidatos a la presidencia de España

Tras el primer debate televisivo entre los dos candidatos a la presidencia del gobierno en España, las encuestas realizadas por diferentes empresas dan como vencedor a José Luis Rodríguez Zapatero, actual jefe de gobierno y candidato por el PSOE (Partido Socialista Obrero Español). Zapatero aumenta la distancia sobre el candidato de la derecha según los sondeos sobre la intención de voto de los españoles, alcanzando su mayor nivel de popularidad.

Continue reading “La derecha pierde terreno tras el primer debate entre los candidatos a la presidencia de España”

Desejo e vontade: uma explicação científica

Um dos processos mais centrais do comportamento humano é o que chamamos de desejo, vontade ou motivação. Como uma Psicologia científica compreende um processo considerado tão subjetivo? Neste texto, vou tentar responder a esta pergunta (espero que a leitura dessas linhas seja tão prazerosa quanto foi escrevê-las).

Continue reading “Desejo e vontade: uma explicação científica”

Homens Insensíveis + Uma Noite de Sexo = Mulheres Decepcionadas

Você é um homem sensível, preocupado com o prazer de sua parceira? Ou é daqueles trogloditas, que acham que seu gozo vale mais que mil carinhos? Ou do tipo “coelhinho”: vai ser bom, não foi???
Entre, leia e, por favor, não se identifique com um dos quatro tristes casos que relato aqui…

Continue reading “Homens Insensíveis + Uma Noite de Sexo = Mulheres Decepcionadas”