Prêmio de consolação indesejado…

A Copa Sul-Americana é o patinho feio do futebol continental entre os brasileiros. Virou prêmio de consolação para as equipes que não lograram vaga na Libertadores e preenche o vácuo do campeonato de pontos corridos, como um teórico objetivo de equipes médias, sem pretensão real ao título de campeão brasileiro.

Continue reading “Prêmio de consolação indesejado…”

O Gre-Nal mais legal de todos os tempos

Olha, o jogo foi uma porcaria. Mas a briga… Deixa eu contar para vocês. Era a manhã do dia 20 de abril de 1969. Eu tinha 11 anos e aquele já seria meu quarto jogo no Beira-rio, pois tinha visto Inter 2 x 1 Benfica (inauguração do estádio em 6 de abril), Brasil 2 x […] Continue reading “O Gre-Nal mais legal de todos os tempos”

Comprometimento, Qualidade e Responsabilidade – O OPS! Recruta Você!

Hoje conversando com o amigo Ulisses Adirt, que estréia nesta semana no condomínio de blogs do OPS! com o seu Incautos do Ontem, fui introduzido aos Falanstérios, comunidades comunais com organização harmônica e descentralizada onde cada um trabalharia de acordo com suas paixões e vocações (mais ou menos como no OPS!, diga-se de passagem).

A História demonstra que estas experiências anarquistas não foram bem-sucedidas, em grande parte pelo fato de seu rápido crescimento ter sido feito sem a devida seleção das pessoas que poderiam embarcar na experiência. Com a chegada de pessoas pouco preparadas ou sem a disposição necessária para a empreitada, todos falanstérios sem exceção sucumbiram, a maioria com menos de dois anos de vida.


Continue reading “Comprometimento, Qualidade e Responsabilidade – O OPS! Recruta Você!”

Olhando de perto: macros e close-ups

Macro e close-up são termos, respectivamente em maior e menor grau, associados com imagens realizadas a pouca distância. Fala-se em macro quando a imagem fotográfica projetada sobre a superfície fotossensível tem tamanho igual ou maior que o do objeto fotografado. Close-up é a imagem que tem entre um décimo e o exato tamanho do correspondente objeto.

Continue reading “Olhando de perto: macros e close-ups”

As maratonas femininas no esporte e na política

As mulheres não participaram da primeira olimpíada da era moderna, em 1896, em Atenas. Nesta época nenhuma mulher do mundo tinha o direito de voto e estavam excluídas da política. Muita coisa começou a mudar nas primeiras décadas do século XX.

Continue reading “As maratonas femininas no esporte e na política”