Educação Ecológica: a base que precisamos


2008 marcou a história como o ano onde as questões climáticas passaram a ser largamente debatidas e informadas pelos meios de comunicação. Assuntos conhecidos desde a ECO72 e esquecidos após a ECO92, voltaram à tona com a eminência de uma transformação mais radical e abrupta de nosso habitat: o planeta Terra. O que está em risco não é mais somente animais, plantas ou rios, mas sim todo e qualquer tipo de vida na terra, inclusive a nossa.

 

Continue reading “Educação Ecológica: a base que precisamos”

Carta aberta de Uri Avnery a Barack Obama

As humildes sugestões que se seguem são baseadas nos meus 70 anos de experiência como combatente de trincheiras, soldado das forças especiais na guerra de 1948, editor-em-chefe de uma revista de notícias, membro do parlamento israelense e um dos fundadores do movimento pela paz:

1)No que se refere à paz israelense-árabe, o Sr. deve agir a partir do primeiro dia.

2)As eleições em Israel acontecerão em fevereiro de 2009. O Sr. pode ter um impacto indireto, mas importante e construtivo já no começo, anunciando sua determinação inequívoca de conseguir paz israelo-palestina, israelo-síria e israelo-pan-árabe em 2009.

Continue reading “Carta aberta de Uri Avnery a Barack Obama”

Memo for Obama

For: the President-Elect, Mr. Barack Obama.

From: Uri Avnery, Israel.

The following humble suggestions are based on my 70 years of experience as an underground fighter, special forces soldier in the 1948 war, editor-in-chief of a newsmagazine, member of the Knesset and founding member of a peace movement:

-1- As far as Israeli-Arab peace is concerned, you should act from Day One.

Continue reading “Memo for Obama”

O que é um próspero ano novo?

Em festinhas regadas a coisas que só se come na última semana do ano o que mais ouvimos é que ano novo seja próspero, de quê? Em geral o que se vê é um monte de indivíduo que festeja o queijo e não se sabe quem será o dono da faca, o poderoso…

Para tanto, esperamos contribuir neste breve artigo com uma problemática o que esperar do ano que vem, quais serão as preocupações essenciais que deve ocupar nossas mentes? O que é ser próspero? Pra quem? Seguem dez provocações que devem ocupar as nossas vidas em 2009 com um pano de fundo: devemos desejar e necessitar de um projeto de sociedade que seja mais justo e igualitário, pois talvez o mundos e torne tão perigoso como ler livrosd e filosofia. Como produtor deste ato há um projetod e humanidade que um dia quis crer que havia bens comuns entre nós, os mortais.

Continue reading “O que é um próspero ano novo?”