O espantoso governador José Serra

Livros para adultos são distribuídos pela Secretaria de Educação para criancinhas de nove anos. Ou, como disse o Spacca, "compraram livros sem ler para estimular a leitura dos jovens!"

Continue reading “O espantoso governador José Serra”

Considerações sociais

Os tchecos são pessoas peculiares e a sua maneira de agir em sociedade surpreende este escriba brasileiro. Eu já falei muito sobre o choque cultural que eu tive quando me mudei para Praga, mas hoje irei contar algumas histórias exemplificando melhor o que se passa por aqui. Os tchecos não são simplesmente tímidos; são calados e desconfiados, e qualquer tipo de contato com alguém na rua é sempre recebido com uma cara de surpresa, mesmo que este seja apenas um simples pedido de informações. Isto se deve, em parte, ao fato de o país ter sido invadido pelos nazistas e, posteriormente, pelos comunistas. As pessoas mais velhas parecem ainda não enxergar que a sociedade atual é mais livre do que a de seu tempo, mesmo vinte anos depois da saída dos russos, e, aparentemente, ainda tem medo de serem entregues como traidores a algum tribunal russo.

Continue reading “Considerações sociais”

A redução da mortalidade materna e neonatal

O dia 28 de maio foi definido como Dia pela redução da mortalidade materna. Em 2004, foi lançado, no Brasil, o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal com o objetivo articular os atores sociais mobilizados em torno da melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças.

Continue reading “A redução da mortalidade materna e neonatal”