Uso de software livre nas empresas brasileiras


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

De acordo com pequisa realizada com mais de mil empresas de diferentes portes, setores e localização, entre os meses de novembro e dezembro de 2007, pela ISF , o Software Livre está presente em 73% das empresas com mais de mil funcionários, contra 31% das menores (até 99 funcionários).

2.8 Uso de software livre nas empresas brasileiras

De acordo com pequisa realizada com mais de mil empresas de diferentes portes, setores e localização, entre os meses de novembro e dezembro de 2007, pela ISF (Instituto SemFronteiras), o Software Livre está presente em 73% das empresas com mais de mil funcionários, contra 31% das menores (até 99 funcionários). Para os autores da pesquisa, tal resultado deve-se ao fato de que “as maiores empresas são menos permeáveis à pirataria em razão de sua maior capacidade de adquirir software proprietário ou de definir o uso de software livre, implementá-lo e geri-lo de forma eficiente”. E “quanto menor a empresa, no entanto, tais condições se deterioram, criando mercado para a pirataria de software.”. Ou seja, as empresas que possuem condições financeiras para adquirir software proprietário, optam por usar soluções livres.

Gráfixo 01 - Uso de software livre nas empresas brasileiras

 

A adoção de software livre nos servidores das empresas que participaram da pesquisa é de 56%, mas apenas 7% dessas empresas utilizam software livre em todos os seus servidores. O número é ainda menor quando se trata do uso em todos os computadores: 1%.

About the author

Rodrigo Dall Alba