TABULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS – Adultos


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Neste instituição a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira com 21 pessoas respondendo o questionário e a segunda com outras 20. A distribuição usada atualmente na instituição é o Ubuntu e o gerenciador de janelas é o Gnome.

Neste instituição a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira com 21 pessoas respondendo o questionário e a segunda com outras 20. Fez-se necessário entrevistar mais pessoas porque, ao analisar as respostas do primeiro grupo, não foi possível observar nenhum padrão que pudesse gerar conclusões satisfatórias ao estudo, por isso, outras 20 foram entrevistadas. Porém, na maioria das questões, os resultados cresceram proporcionalmente, por exemplo: Numa determinada questão, a opção que possuía muitas respostas continuou tendo muitas respostas, a opção que possuía algumas respostas assim continuou e, opções que possuíam muito pouca ou até mesmo nenhuma resposta, continuaram assim mesmo ou cresceram muitíssimo pouco. Em alguns casos, os números simplesmente dobraram e apenas em algumas poucas questões houve grande aumento de opções escolhidas.

A distribuição usada atualmente na instituição é o Ubuntu e o gerenciador de janelas é o Gnome.

 

  • Idade:

 

Entre 18 e 43 anos, sendo que mais da metade (68%) possuem idade entre 19 e 27 anos.

 

  • Escolaridade:

Gráfico02: Escolaridade dos usuários (adultos)

Gráfico05: Primeiro contato com o sistema (adultos)

 

 

Questão colocada para fazer possíveis comparações entre respostas, já que GNU/Linux não faz parte da grade curricular das escolas, portanto, o grau de escolaridade por si só não implica diretamente em uma melhor ou pior adaptação ao sistema.

É importante lembrar que algumas pessoas começaram a fazer faculdade mas a trancaram, algumas até mesmo no terceiro ano, mas, como não havia tal opção, marcaram “Ensino Médio completo”.

  • Nível de conhecimento em informática:

Gráfico03: Conhecimento em informática (adultos)

 

 

Gráfico03: Conhecimento em informática (adultos)

 

Questão livre na qual o próprio entrevistado se auto-avaliava. Quando havia dúvida sobre qual opção escolher, o entrevistado era orientado para que pudesse escolher a opção que melhor encaixava-se nas suas habilidades. Considerava-se “intermediário” aquele usuário capaz de procurar e instalar programas e configurar sozinho partes do sistema operacional Windows.

 

  • Há quanto tempo tem contato com Linux?

Gráfico03: Conhecimento em informática (adultos)

 

 

Gráfico04: Tempo de uso do sistema (adultos)

 

Importante para saber se o tempo de uso do sistema influencia ou não na opinião dos usuários quanto a ele. Conforme alguns deles relataram verbalmente, no começo acharam difícil mas, com o tempo, foram adaptando-se e hoje utilizam-no com mais facilidade. Mesmo assim, uma grande parcela dos usuários continuam achando o Windows mais fácil e só usam GNU/Linux por não terem outra opção no seu local de trabalho.

  • Sobre a utilização do Linux:
    • Já foi obrigado a usá-lo alguma vez?

95% responderam que sim, já foram obrigados a usar GNU/Linux. Esta pergunta parece um tanto quanto desnecessária, tendo em vista que só foram entrevistadas pessoas que tem contato com o sistema há mais de seis meses. Porém, foi-lhes explicado que só respondessem “sim” para o caso de já terem usado o sistema por imposição, sem outra escolha.

  • Como foi essa experiência?

Gráfico05: Primeiro contato com o sistema (adultos)


Gráfico05: Primeiro contato com o sistema (adultos)

 

Esta questão refere-se à primeira vez em que o usuário teve contato com o sistema. É interessante observar as outras respostas das três pessoas que acharam a experiência horrível. Na questão 7 (“se você fosse obrigado a pagar pelos programas que utiliza, o que você faria?”), uma respondeu que compraria cópias legais, seja qual fosse o valor que tivesse que pagar, outra compraria dependendo do preço e a terceira migraria para sistema gratuitos. Quanto à adaptação (questão 5.4), uma ainda não se adaptou, outra achou difícil e a outra achou média. Ambas possuem conhecimento básico em informática e acharam a interface gráfica um pouco difícil ou confusa.

 


  • Sua adaptação foi:
Gráfico06:  Adaptação (adultos)

 

Gráfico06: Adaptação (adultos)

 

Ninguém escolheu as opções “muito fácil” ou “muito difícil” e o único entrevistado que respondeu que ainda não se adaptou é um daqueles três que achou o primeiro contato com o sistema “horrível”. O estranho é que, de acordo com suas outras respostas, ele já utiliza GNU/Linux por mais de dois anos e, mesmo assim, diz que ainda não se adaptou. Além disso, nas questões descritivas respondeu que não utilizaria GNU/Linux em sua casa porque “existe muita incompatibilidade entre fabricantes de equipamentos e criadores de sistemas” e acha que “quem gosta [de software livre] é somente o pessoal que estuda sobre o assunto” e, quanto às dificuldades, “acho que o usuário comum, que somente utiliza programas que fazem tudo e facilitam o dia-a-dia têm muita dificuldade pra instalar tantos plugins e etc”.


  • O que achou da interface gráfica?
Gráfico07: Opinião sobre a interface gráfica (adultos)

 

Gráfico07: Opinião sobre a interface gráfica (adultos)

 

Houve grande aumento de respostas para a opção “um pouco difícil/confusa” da primeira para a segunda vez em que a pesquisa foi realizada. Na primeira vez, dezenove usuários escolheram esta opção. Na segunda, este número saltou para 38.

O altíssimo número de usuários que acharam a interface gráfica um pouco confusa (91%, ou seja, 37 dos 41 entrevistados) pode ter ocorrido per dois motivos: um deles é a escolha (ou da “falta de escolha”, já que o Ubuntu utiliza o Gnome por padrão) do gerenciador de janelas. O outro, por não haver opção para resposta neutra, como, por exemplo “não senti dificuldade”.

O Gnome não é muito adequado a usuários comuns, muito menos àqueles que não receberam treinamento, como é o caso do Batalhão. O próprio Linus Torvalds, Criador do Linux, o kernel do sistema, condena de forma agressiva o uso do Gnome:

"Eu pessoalmente estou encorajando as pessoas a migrar para o KDE. Essa mentalidade ‘usuários são idiotas, e estão confusos pela funcionalidade’ do Gnome é uma doença. Se vocês acham que seus usuários são idiotas, somente idiotas irão usá-lo. Eu não uso Gnome, porque na ânsia de ser simples, ele há muito alcançou o ponto onde é tão simples que não faz o que quero que faça. Por favor, digam às pessoas para usar KDE." (TORLVADS, 2005).

E prossegue, dizendo que "O Gnome parece ser desenvolvido por nazistas da interface, onde consistentemente se desculpam por não fazer algo não porque ‘isso é tão complicado de fazer’, mas porque ‘isso irá confundir os usuários’." (TORVALDS, 2005).

Se o próprio criador do “motor” do GNU/Linux, aquele estudante que criou sozinho a primeira versão do Linux e que, sem ele (o Linux), os aplicativos de Richard Stallman e de todo o Projeto GNU não teriam como funcionar ou demorariam mais alguns anos para isso1, se até ele critica tão severamente o Gnome, quem dirá um usuário habituado ao Windows que de repente vê-se obrigado a usar sem antes receber treinamento um sistema com janelas, botões e menus diferentes.

Por outro lado, a simplicidade do Gnome, unida à sua interface mais enxuta, pode ser benéfica nos casos em que o usuário utilizará o computador apenas como ferramenta de trabalho e nada mais. O ideal seria realizar testes com diferentes gerenciadores de janelas para que o usuários escolhesse aquele com o qual ele melhor se adapta. No caso de uma migração feita às pressas, o XPde seria uma boa escolha, já que lembra muito o Windows XP, usado pela grande maioria das pessoas.

A escolha da interface gráfica influi diretamente na opinião do usuário de qualquer tipo de sistema computacional, pois é através dela que será feita a interação usuário/sistema. De nada adianta um sistema bom com uma interface difícil utilizar. Do mesmo modo, uma interface poluída, com funcionalidades demais que nada agregam de útil, deixam o usuário confuso e perdido.

 

 

  • E da da velocidade
Gráfico08: Opinião sobre a velocidade (adultos)

 

Gráfico08: Opinião sobre a velocidade (adultos)

Houve empate entre usuários que acharam o sistema lento e aqueles que o acharam rápido. O mesmo sistema instalado não pode ser, ao mesmo tempo, lento e rápido, mas pessoas podem ter diferentes opiniões sobre um mesmo produto. Por se tratar de uma questão de opinião pessoal e um tanto quanto relativa, experiências anteriores com outros sistemas instalados em outros computadores podem ter influenciado a opinião atual.

  • Já teve problemas com vírus no Windows?
Gráfico09: Vírus no Windows (adultos)

 

Gráfico09: Vírus no Windows (adultos)

Importante para fazer possíveis comparações com outras respostas. Pode-se observar o grande número de pessoas que já tiveram problemas com vírus.

  • Se você fosse obrigado a pagar pelos programas que utiliza (Windows, Office, Nero, etc), o que você faria?
Gráfico10: O que faria se tivesse que pagar pelos softwares (adultos)

 

Gráfico10: O que faria se tivesse que pagar pelos softwares (adultos)

Embora a última opção de certa forma contradiga o que foi perguntado, ela foi colocada propositalmente para ver até que ponto as pessoas acreditam que não há problema em utilizar softwares piratas. Felizmente, apenas uma pessoa escolheu essa opção. Uma das duas pessoas que comprariam cópias legais independente do valor também respondeu que achou a experiência com GNU/Linux horrível e que sua adaptação foi difícil, além de declarar que o sistema possui “incompatibilidade com alguns softwares e hardwares”. Uma experiência ruim que gerou grande descontentamento faz com que a pessoa queira manter distância daquilo que outrora lhe desagradou.

  • Conhece as leis que regem os softwares e/ou as multas que se aplicam a quem usa software pirata?
Gráfico11: Conhecimento sobre leis de software (adultos)

 

Gráfico11: Conhecimento sobre leis de software (adultos)

Pode-se observar que poucas pessoas (mas não tão poucas assim) têm conhecimento do que pode acontecer à elas por utilizarem softwares pirateados e/ou sem licença. Talvez quem respondeu “não” até saiba que existe uma legislação que aplica penalidades quanto à isso, porém, como as opções restringiam as respostas apenas à “sim” ou “não”, os entrevistados podem ter optado por responder “sim” sobre um assunto do qual só tem conhecimento superficial.

  • Você sabe o que é Software Livre? Tem interesse em conhecer mais sobre o assunto? Por quê?

Apesar de não terem recebido treinamento, a grande maioria dos usuários têm uma noção do que é software livre (mesmo alguns achando que trata-se de softwares grátis, ou referirem-se ao GNU/Linux como “programa” ou “linguagem”) e gostariam de aprender mais sobre o tema. É interessante observar que mesmo não tendo experiências muito boas com o sistema, existe grande interesse por parte dos usuários em querer aprimorar-se. “A idéia é muito interessante”, como respondeu um dos entrevistados, “o que dificulta é o ‘costume’ que se criou em torno Windows”. Outro usuário respondeu que “o conhecimento do assunto depende muito da divulgação sobre o mesmo, o que não ocorre nas mídias e/ou revistas”. Isso mostra que algumas pessoas estão cientes da importância em aprender a usar GNU/Linux – e sobre Software Livre em geral – e de como os maus hábitos e má divulgação impede que isto aconteça da maneira adequada.

Quanto aos demais entrevistados, a maioria respondeu que gostaria de aprender mais sobre software livre para desempenhar melhor suas funções no local trabalho ou apenas para fins de conhecimento.

  • Você usaria Linux na sua casa? Por quê?

Das 36 pessoas que responderam a essa questão (cinco deixaram em branco), quatorze (39%) não usariam GNU/Linux em sua casa, alegando que:

O sistema é lento 14%
O sistema é complicado 14%
Incompatibilidade com softwares e hardwares 22%
Outros motivos 50%
Tabela01: Usaria Linux (adultos)

 

As 22 (61%) pessoas que responderam “sim”, utilizariam o sistema em sua casa, utilizariam porque:

O sistema é fácil 9%
Por ser gratuito 14%
Curiosidade/conhecimento/aprendizado 18%
Pela segurança que ele oferece 18%
Outros, ou que responderam apenas “sim” 41%

Tabela02: Não usaria Linux (adultos)

 

 

  • Por favor, descreva as suas principais dificuldades ou reclamações sobre o Linux, caso haja alguma:

27 pessoas responderam a essa questão. Suas respostas foram:

Planilhas e gráficos 6%
Visualização de vídeos, fotos, etc 6%
Lentidão 9%
Interface gráfica 9%
Sem reclamação 9%
Instalação de programas 11%
Impressão de documentos, instalação de impressoras, sistemas de impressão (CUPS) 12%
Outros (atalhos, incompatibilidade, travamentos, atalhos, linha de comando, formatação de documentos, acesso a pen drive, etc) 38%

Tabela03: Dificuldades e reclamações (adultos)

 

Qualquer parte deste material poderá ser usada de forma livre, desde que seja m citadas a fonte e o autor .

 

________________________

[1]Existe um projeto da Free Software Foundation para a criação de um kernel GNU, o HURD, porém, ele ainda é lento e possui diversas falhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About the author

Rodrigo Dall Alba