Mudem o mapa de Porto Alegre, então! Mas deixem de hipocrisia!


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Recente projeto de lei da Câmara Municipal de Porto Alegre, de iniciativa de vereadores do PSOL, dentre eles Pedro Ruas, tentava mudar o nome da avenida de “chegada” em Porto Alegre, Castelo Branco, para Avenida da Legalidade.

Disse Pedro Ruas, em defesa da proposta: “Não temos nada que ficar homenageando ditador. A Argentina prendeu os seus, e nós tratamos com honradez. Foi o período das torturas.” Colocação, aliás, repetida até hoje pelos inconformados .

Ok, talvez esses mesmos inconformados, cegos que estão pela hipocrisia de virem a público bradar contra a recente ditadura, esquecem nossa história. E por ela, deveríamos mudar o nome de grande parte das principais ruas e avenidas de Porto Alegre.

Ou se esquecem que a mais importante avenida de bairro mais conhecido de Porto Alegre, o Menino Deus, homenageia um ditador? Sim, GETÚLIO VARGAS. Ele mesmo. Claro, se é do meu time não conta…

Não paramos por aí: do mesmo grupo de Getúlio Vargas (do qual ele foi herdeiro) temos a principal avenida de Porto Alegre, famosa por sua Esquina Democrática. Isso mesmo, BORGES DE MEDEIROS que, juntamente com as ruas JÚLIO DE CASTILHOS, FLORES DA CUNHA, CARLOS BARBOSA, ASSIS BRASIL, PROTÁSIO ALVES (vice de Borges), RAMIRO BARCELOS  e tantas outras que comandaram o Rio Grande do Sul com “mão de ferro”, por duas revoluções, a Legalista (que matou mais de 10.000 gaúchos) e a de 1923, E POR MUITOS ANOS…

Sim, esses são ícones da história riograndense. Neles não se pode mexes, por mais assassinos que tenham sido. E lembremos que a justificatica para a troca era “foi o período das torturas”.

Vamos mais: DUQUE DE CAXIAS. Esse não vale, né? Afinal, na cota dele parece que só tens uns negros…

E não podemos esquecer da VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA. Esses, coitados, apenas ajudaram a cometer o maior genocídio da história da América Latina, na Guerra do Paraguai. Mas aí pode render homenagem. Por falar em Guerra do Paraguai, há um que inclusive tem DUAS ruas em Porto Alegre: ALMIRANTE BARROSO e BARÃO DO AMAZONAS. Sim, o Alm. Barroso era o Barão do Amazonas e Amazonas era o nome do navio que ele comandava.

Mais, mais… Mais? Vamos destruir com a nossa hipocrisia as ruas de Porto Alegre. Vamos acabar com as homenagesn aos ditadores, mas também vamos acabar com a homenagem à hipocrisia.

Não defendo a ditadura de 64 e seus ditadores; e sequer é essa a questão em jogo. O que está em jogo é a hipocrisia do oportunismo de uns e outros (outros que defendem e divulgam) em bradarem contra uns e esquecerem que existem OUTRAS RUAS e AVENIDAS…

About the author

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy

Apenas o que hoje chamam de um idoso. Parodiando Einstein, só uma coisa é infinita: a hipocrisia. E se você precisou saber meu "currículo" para gostar ou não do que eu escrevo, pense bem, você é sério candidato a ser mais um hipócrita!