• Home  / 
  • Allegro
  •  /  Enfim, de volta… e quantos festivais!

Enfim, de volta… e quantos festivais!

Depois de um longo – e bom – período de recesso tirado por conta própria, estou com os dedos coçando para digitar algumas novidades para vocês.

Janeiro passou cheio de festas e, com certeza, muita dança. Fevereiro – aaah, fevereiro!! -, mês de carnaval e mais festa para a maioria das pessoas – maioria, sim, pois há aquelas que preferem o sossego que seis dias de pura farra, como eu, confesso.

Enfim chegamos à Março, mês em que o ano verdadeiramente começa. Bom, então nada melhor do que começar falando sobre algumas coisas que já estão programadas para acontecer durante o ano, os festivais!

Anualmente ocorrem vários festivais de dança por todo o país. Alguns mais, outros menos conhecidos. Porém, nenhum menos importante que o outro.

Mas é quase impossível falar sobre todos os festivais aqui. Então irei resumir tudo em um grande festival de dança que acontece em Joinville, em Julho. É lá que é reunido a maior quantidade de escolas de dança do território brasileiro, além de algumas participações estrangeiras, é claro!

Julho parece estar longe para muita gente, mas aqueles que esperam participar do Festival de Dança de Joinville já calçaram as sapatilhas há muito mais tempo para começar os ensaios.

Sim, bailarinos de todo o Brasil já começaram a ensaiar para o festival, isso porque a seleção de participantes é bem exigente quanto a um projeto inscrito. Todo o projeto deve estar impecável, bem ensaiado, dentro dos padrões e com uma proposta clara.

Além da apresentação de companhias de dança de todo o mundo, o Festival conta com uma competição nos estilos ballet clássico de repertório, ballet clássico, dança contemporânea, jazz, dança de rua, danças populares e sapateado. E mais, há workshops destinados aos bailarinos e coreógrafos inscritos nos eventos do festival.

Para se inscrever na competição acesse o site do festival clicando aqui. Basta preencher o formulário e encaminhar os trabalhos para a seleção até o dia 30 de Março.

Uma boa notícia é que este ano os participantes poderão acompanhar o processo de inscrição pela internet. Isso poderá evitar alguns eventuais problemas de preenchimento.

Dito isso, corram bailarinos, o tempo está se esgotando!

Au revoir.

About the author

Sara Gobbi