Sanduíche de Mortadela e Pastel de Bacalhau


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281
Que delícia! Só de pensar nessas duas guloseimas servidas no Mercado Municipal de São Paulo já dá água na boca para quem teve o privilégio de degustá-los. São dois acepipes obrigatórios para quem visita a capital gastronômica do país, apesar da aparente simplicidade dos mesmos. Na realidade, já viraram referência para quem conhece e gosta de culinária e visita Sampa.

Já faz um tempinho que não visito o Mercadão e, certamente, só de escrever essas linhas já deu uma enorme saudade. A propósito, tanto o pastel de bacalhau quanto o sanduíche de mortadela aqui mencionados nos fazem incorrer no pecado da gula. Para os que são católicos, como eu, alguma penitência terá que vi depois… Mas, certamente vale à pena.
 
É até interessante destacar que os gourmets estrangeiros que visitam o país e vão a São Paulo [assim como em todas as outras cidades que os atraem no Brasil, como por exemplo, o Rio de Janeiro ou Salvador] adoram comer na rua. Todas aquelas iguarias que tentamos coibir nossos filhos de comer, como sanduíches, pastéis, coxinhas, empadinhas, espetinhos e afins fazem a delícia desses estrangeiros. E olhe que não são apenas aqueles gringos com camisa florida, câmera fotográfica em punho, sapatos com meias e bermudões que aproveitam, grandes chefs europeus, asiáticos e americanos quando visitam a pátria amada Brasil querem mesmo é essa deliciosa e memorável comida de rua.
 
Mas, voltando aos protagonistas dessas nossas linhas, o Pastel de Bacalhau utiliza a massa de pastel convencional, em versão GG [Grande e Gordo] e tem como recheio um preparado com muita carne de bacalhau, recheada de salsinha, cebolinha, cheiro verde e azeitonas verdes [as vezes pretas também] cozida em azeite espanhol ou português e depois, frita até a massa ficar bem crocante…
 
O sanduíche de mortadela tem recheio contendo aproximadamente 250 ou 300 gramas de mortadela [Ceratti, Sadia ou Marba], que pode ser defumada [se for essa a preferência do freguês] e queijo a escolha [branco, prato ou muçarela], adicionando ainda um leve toque de orégano. Tudo num delicioso pãozinho francês. Esse delicioso sanduba pode vir ainda quente ou frio, ou seja, na chapa ou direto no prato logo após a preparação.
 
Se vier a São Paulo, a negócios ou lazer, não perca a oportunidade e passe pelo Mercadão. Há várias barracas especializadas, mas as mais tradicionais são o Hocca, para o sanduíche de mortadela e o Bar do Mané, para o pastel de Bacalhau.
About the author

João Luís de Almeida Machado