Um Clooney, dois filmes.


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

 Sempre deixei claro aqui que a grandiosa festa do Oscar não significa nada para o cinema em termos de qualidade, relevância ou inovações. Nem é sinônimo de belos roteiros, fotografia e direção. Quero dizer com isso que – independente de premiações e festas glamourosas – os filmes estão aí, para além daquela estátua careca, dourada e cafona.

 
Mas é óbvio também que alguns filmes só ganham destaque devido às premiações. Para o bem e para o mal. Por isso nem entrarei nos méritos das indicações dos dois filmes aqui analisados. Quem quiser fazer esse trabalho sabe que é simples e fácil.
 
George Clooney é o nosso personagem central. Em “Tudo pelo Poder” ele dirige, atua e co-assina o roteiro. Em “Os descendentes” faz o personagem principal.
 
alt
 
“Tudo pelo Poder” peca por uma repetição já um pouco monótona ao mostrar os bastidores da política norte-americana. Ou melhor, da atmosfera das eleições, com seus comitês, delegados, prévias, e tudo o que há de mais complicado no processo eleitoral norte-americano. Clooney é um dos candidatos democrata para concorrer à Presidência (uma espécie caricata de Obama). Parece justo e honesto, mas como todo político tem suas sujeiras bem escondidas. O leitmotiv do filme é desembaçar qualquer olhar ingênuo por parte do espectador acerca das politicagens que envolvem a “democracia”. Não existem mãos limpas, não existem bons moços. Em certo momento um dos marqueteiros da campanha – se é que posso falar assim – dirige-se ao futuro candidato à presidência (as palavras não são exatamente essas, e espero não estar estragando a pipoca de ninguém): “Você poderia ter feito tudo, roubar, trapacear. Mas você cometeu o único erro que não poderia cometer: comer a estagiária”. São os vícios da política norte-americana. Clooney, que havia dirigido um interessante “Boa noite, boa sorte”, cheio de valor histórico, agora nos dá apenas mais do mesmo. Talvez um pouco de preguiça em arriscar outras abordagens.
 
payne
 
Diretor do ótimo “Sideways”, Alexander Payne retorna em “Os Descendentes” com a mesma atmosfera algo melancólica, onde a burguesia expõe suas crises existenciais, neuroses, e certos problemas de consciência. Estamos no Havaí e Clooney faz esse homem em reconstrução. Após um acidente com a esposa ele precisa lidar com as filhas adolescentes, uma herança que pode afetar o paraíso Havaiano, e descobertas nada agradáveis sobre sua vida privada. É um clássico homem burguês em crise. Não há que se esperar muitas surpresas. A vantagem para outros filmes do gênero é que Payne consegue dar a forma certa a um conteúdo já um pouco gasto, o que acaba por provocar aquele sentimento de aproximação. Sobram a boa trilha sonora havaiana, belas locações, a boa atuação de Clooney, e um personagem secundário algo engraçado, meio deslocado.
 
Dois filmes meio domingueiros, com altos e baixos.  
        
About the author

Diogo Brunner