Teoria dos Jogos: “Explica o mundo”


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Bom, primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Valdir Vitorino, tenho 23 anos, sou formado em Administração, e é um prazer imenso participar da revista OPS, com o tópico Teoria dos Jogos, na seção de Matemática, gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os leitores da revista digital e aos seus editores, pela oportunidade. O meu enfoque como pesquisa e trabalho é voltado para uma teoria matemática chamada: Teoria dos Jogos.

Gostaria de estabelecer idéias voltadas, não somente a resolução de problemas matemáticos, mas com intuito de expor e discutir aspectos relevantes em termos de Teoria dos Jogos, e faço votos que as pessoas participem, com críticas, elogios, comentários e com uma troca interessante de informações sobre a crescente ótica com que a teoria vê o mundo moderno.

Vamos chamar isso de um estudo, certo? E podemos dizer que tem como principal objetivo abordar a Teoria dos Jogos, que é acima de tudo, o estudo de decisões interativas, no sentido de que aqueles que tomam as decisões são afetados tanto pelas suas próprias escolhas quanto pelas decisões dos outros. Esse estudo baseia-se em dois princípios: as escolhas das pessoas são motivadas por preferências bem definidas e estáveis, ou seja, leva em consideração a relação entre as suas escolhas e as decisões dos outros. Em outras palavras, um modelo de Teoria dos Jogos é aquele que estuda o comportamento estratégico dos agentes, os quais tomam decisões, baseados em objetivos bem definidos e no seu conhecimento nas suas expectativas sobre o comportamento dos outros agentes. Por lidar com esse "pôquer" matemático se tornou uma ferramenta preciosa para estrategistas, em suas respectivas organizações e áreas do conhecimento, pois o mundo da ciência pode ser lógico como o xadrez, mas às vezes, como um bater de asas de uma borboleta na Ásia provocando um tornado na América dias depois, ou seja, puro caos!!!

Na década de 40, os matemáticos John von Neumann (1903-1957) e Oskar Morgenstern (1902-1977) lançaram as bases de uma Teoria dos Jogos, propriamente dita, no livro Theory of Games and Economic Bahavior (Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico, 1944) que interpretava as escolhas racionais e os acontecimentos sociais por meio dos modelos de jogos de estratégia de ação que lhes fossem mais vantajosas de acordo com um cálculo acerca de sua probabilidade e satisfação máxima de sua utilidade. Calcada sobre fortes alicerces matemáticos, a Teoria dos Jogos propôs uma nova maneira de formalizar os princípios das ciências sociais, a partir do comportamento e preferências humanas, sem precisar se reduzir a outros domínios estranhos, como a biologia e a física. Atualmente, os jogos exercem influências tanto nas ciências naturais (Teoria do Caos, por exemplo), quanto nas ciências sociais (economia, psicologia e sociologia). Teoria dos Jogos pode ser definida como o estudo de decisões interativas, no sentido de que aqueles que tomam as decisões são afetados tanto pelas suas próprias escolhas quanto pelas decisões dos outros. Esse estudo baseia-se em dois princípios: as escolhas das pessoas são motivadas por preferências bem definidas e estáveis sobre os possíveis resultados das suas decisões, e as pessoas agem estrategicamente, ou seja, leva em consideração a relação entre suas escolhas e as decisões dos outros.

No próximo artigo pretendo abordar as versões e aplicações existentes em Teoria dos Jogos. Grande Abraço em todos os “jogadores”! E até o próximo “jogo”…

Valdir Vitorino
Tel.: (19) 3492 2231
e-mail: valdirxadrez@bol.com.br

About the author

Valdir Vitorino