Seus limites interiores


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281
Em um momento ou outro na vida, todos nós enfrentamos alguma situação desagradável, por menor que seja. Mal-entendidos, metas conflitantes, desmotivação, baixa auto-estima e desentendimentos fazem parte do dia-a-dia de muitos. Mesmo que não haja envolvimento de outras pessoas e seja algo "interno", de alguma forma passamos por incômodos ou desconfortos.

Se você acha que pode ou acha que não pode,
de qualquer maneira você está certo.
Henry Ford

 

Em um momento ou outro na vida, todos nós enfrentamos alguma situação desagradável, por menor que seja. Mal-entendidos, metas conflitantes, desmotivação, baixa auto-estima e desentendimentos fazem parte do dia-a-dia de muitos. Mesmo que não haja envolvimento de outras pessoas e seja algo "interno", de alguma forma passamos por incômodos ou desconfortos.

A Programação Neurolinguística (PNL), criada na década de 70 pelos americanos John Grinder e Richard Bandler, é uma ajuda inestimável para transformar ou eliminar situações desagradáveis, pois ela nos ensina a reprogramar nossa mente, substituindo o que não funciona por programas que trabalhem a nosso favor.

Às vezes, algo sem importância torna-se um PROBLEMÃO e sua representação interna gera uma sensação que, invariavelmente, é desagradável. Isso é decorrência da forma como encaramos a situação que estamos vivendo.

Uma maneira melhor de pensar é a partir da definição que damos ao "problema" ou do significado que ele tem para você. Aqui é útil utilizar o recurso que, em PNL, chamamos de Ressignificação: passe a considerar o problema como a diferença que existe entre o seu estado atual (por exemplo, o pneu furou a caminho de um compromisso importante) e o estado desejado (chegar a tempo no compromisso). Você vai verificar que a forma como representa e sente isso internamente é completamente diferente. A sensação desagradável terá desaparecido ou estará bem atenuada.

Em seguida, basta apenas definir o caminho entre os dois estados para conseguir atingir sua meta (trocar o pneu com rapidez ou arrumar outra condução).

Para atingir nossas metas não existem limites, apenas aqueles que nós mesmos nos impomos. Há muitas pessoas que, mesmo tendo objetivos bem definidos, fixam esses objetivos em bases muito limitadas, sem enxergar todas as possibilidades, com medo de ir mais além, receosos de encarar o desconhecido. Freqüentemente, diante de novas experiências de vida, dizem para si mesmas: "Não, isso não é para mim".

Preste atenção nas frases que usa quando "conversa com você mesmo". Pensamentos como "eu não consigo", "isso é muito difícil", "a vida é uma luta" e o célebre "dinheiro não traz felicidade" são muito comuns. Com certeza dificultam e, às vezes, até impedem que você alcance o que deseja. É importante notar que a grande maioria dessas crenças e decisões são inconscientes e as pessoas não têm a noção de que estão se limitando.

Um elefante é ensinado a não fugir do circo de uma maneira bem simples. Quando ainda é pequeno, ele é amarrado com uma corda a um pequeno pedaço de madeira fincado no chão. Como o elefante é pequeno ele não consegue se soltar e, assim, aprende que a madeira é mais forte que ele. Daí em diante, sempre que é amarrado à uma madeira, ele reage dessa maneira. E então o elefante cresce, fica enorme, muito forte. Entretanto, sempre que for amarrado à uma madeira, ele se comportará da mesma forma que quando pequeno: ele "pensará" que ela é mais forte que ele. E ficará lá, apesar de sua força ser mais do que suficiente para se soltar.

Existe alguma "madeirinha" em sua vida que o prende sem que você perceba? Lembre-se que você já cresceu, ficou enorme, muito forte e pode ainda não ter se dado conta que, hoje, tem mais competência, mais experiência, mais conhecimento e que pode se soltar de qualquer pequena "madeira" que o prenda.

As palavras podem ter muito mais impacto do que se imagina que seja possível. Alguns padrões lingüísticos mantêm você limitado, enquanto outros favorecem a motivação, e outros ainda colocam você em ação. O exercício abaixo utiliza a parte Lingüística da PNL. Repita mentalmente ou em voz alta cada uma das frases e note como sua sensação interna muda com cada uma delas:

• Eu deveria tirar férias na semana que vem
• Quem me dera poder tirar férias na semana que vem
• Eu gostaria de tirar férias na semana que vem
• Quero tirar férias na semana que vem
• Necessito tirar férias na semana que vem
• Preciso tirar férias na semana que vem
• Tenho que tirar férias na semana que vem
• Posso tirar férias na semana que vem
• Vou tirar férias na semana que vem

Experimente mudanças de linguagem em situações que façam parte de sua vida e veja a diferença que faz! E passe a usar palavras que fazem você se sentir melhor, mais feliz, mais motivado…

 

About the author

Sergio Lafasse