Penso, logo cuido


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

alt

O título do meu post de estréia até parece óbvio. Gostaria eu que fosse assim. Mas na prática, o que mais vejo por aí é “PENSO, MAIS TARDE CUIDO”. E pra piorar, esse “mais tarde” nunca chega. E é óbvio que agir assim é errado, é insustentável e ruim, para nós como indivíduos, para o nosso futuro, para o todo.

Mas por que tanta gente (como eu, inclusive) eventualmente faz o que sabe ser o errado?!

Reflexões a respeito é o que não faltam. Mas teve uma que me impressionou muito.

Conhecido com “O estudo de conformidade de Solomon Asch*” ou “A unanimidade burra de Solomon Asch” surgiu do questionamento sobre como e até que ponto as forças sociais moldam as opiniões e atitudes das pessoas. Como meio de pesquisa, Solomon realizou um experimento psicológico, onde um grupo de pessoas era reunido em uma sala e e a eles eram feitas 15 perguntas gráficas, do tipo: “qual figura nesta folha tem o mesmo tamanho dessa figura nesta outra folha?” . Detalhe: cada indivíduo tinha que dar a sua resposta em voz alta. As respostas certas eram evidentes, porém dentro do grupo, apenas uma pessoa desconhecia o teste e ela era sempre uma das últimas a respondê-lo. Os demais eram atores que estavam ali para propositalmente dar a resposta errada.

O resultados foram surpreendentes, e trouxeram indícios de que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções, individualidades, do que julgam ser o certo:

  • 75% dos participantes escolheram a alternativa errada ao menos uma vez;
  • 37% dos voluntários erraram a maioria das respostas;
  • 5% deles acompanharam a opção incorreta todas as vezes.

O grande problema é que o “ambiente homogêneo” em que vivemos não estimula o agir sustentável, pelo contrário, incentiva a consumir e consumir, cada vez mais, infinitamente.

O quadro pode ser desanimador, mas, por outro lado, a pesquisa identificou que 25% dos indivíduos pesquisados não se importaram com o que os outros estavam dizendo e deram a resposta certa em todas as perguntas. Isto significa que existe uma quantidade significativa de pessoas “corajosas” a ponto de contradizer a maioria e afirmar em alto e bom som: “eu penso diferente!”

E é por isto que aqui estou.

Para contagiá-los com idéias inspiradoras em prol de um mundo mais sustentável, instigar a reflexão, e estimular o lado criativo de cada um. Assumo este compromisso e peço que me ajudem nesta empreitada, indicando conteúdos, participando com comentários, discordando quando achar que devem e compartilhando na rede aquilo que acharem interessante.

Ah, e agora que você conheceu a tal pesquisa sobre “unanimidade burra”, vê lá com quem você vai se “misturar” hein?! Rs…

Até a próxima!

* Assista no youtube: Solomon Asch – Aceitação do errado por conformidade ao grupo

Post Relacionados
About the author

Lise Longo