Biografia: John Von Neumann


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Com vocês: John Von Neumann, simplesmente “O melhor cérebro do mundo”, o inventor da Teoria dos Jogos, lançada a partir do livro “Theory of Games and Economic Bahavior” (Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico, 1944). John Von Neumann (1903 – 1957) foi um dos matemáticos mais notáveis de nossos tempos.

Como tantos outros matemáticos ele prestou contribuições importantes tanto à ciência quanto à matemática. Von Neumann se sentia particularmente fascinado pelos jogos de estratégia e de acaso. Assim, não é de se surpreender, que fosse ele uma das pessoas que abrisse o novo campo da matemática chamado: “Teoria dos Jogos”. Empregando as probabilidades envolvidas em um jogo de acaso e trabalhando com estratégias que produzem “vencedores” em jogos de tomar decisões, a teoria dos jogos de Von Neumann pode solucionar problemas de economia, de ciência e de estratégia militar.
Von Neumann nasceu em Budapeste, na Hungria. Aos seis anos era capaz de resolver mentalmente problemas de divisão como 78.463.215 / 49.673.235. Por volta dos oito anos, obteve seu diploma de cálculo na faculdade e como brincadeira podia memorizar, apenas olhando, os nomes, os endereços e números de telefone de uma coluna em uma lista telefônica. Com apenas 23 anos escreveu um livro chamado "Os fundamentos matemáticos da mecânica quântica", utilizado no desenvolvimento da energia atômica.
Von Neumann tinha muitos interesses intelectuais, mas seu maior divertimento era resolver problemas. Algumas vezes, enquanto viajava, ele se envolvia de tal forma com um problema que tinha de telefonar a sua esposa para descobrir por que tinha feito aquela viagem.
Particularmente definiria Von Neumann como sendo: “O melhor cérebro do mundo”. Era ao mesmo tempo um homem charmoso e excêntrico, hedonista e educado, cínico e genial. Em 1948 foi contratado pela inteligência americana com a proposta de que passasse ao governo idéias que tivesse sobre estratégia militar “enquanto estivesse tomando banho”. A proposta principal era que ele não as jogasse fora, mas sim repassasse ao Pentágono. Antecipou em Princeton, a universidade onde desenvolveu sua carreira, a idéia de que a vida é algo que acontece por meio de um processamento de informações codificadas, prevendo, assim, a existência de uma estrutura como o DNA. Neumann ajudou a definir que essa máquina que hoje chamamos de computador processaria instruções de forma digital e não analógica. E que armazenaria dados em forma de dígitos binários, e não decimais.
Enfim, boêmio e hiper-racional, John Von Neumann morreu em 1957, aos 54 anos, de câncer. Uma morte prematura, de um cientista de gênio que ainda tinha muito a dar. Para mim Von Neumann é um dos maiores, porém menos lembrados nomes da ciência do último século.

Breve Histórico:

1903 Nasce, Budapest, Hungria, 28 de dezembro.
1930-33 Professor visitante, Universidade de Princeton.
1933-57 Professor de Matemática, Instituto de Estudo Avançado, Princeton, N.J.
1937 Conferencista Gibbs, Conferencista acadêmico, Prêmio Bôcher, todos na Sociedade Americana de Matemática.
1940-57 Comitê Consultivo Científico, Laboratórios de Pesquisa Balística, Campo de Provas de Aberdeen, Maryland.
1941-54 Departamento de Material Bélico da Marinha, Washington, D.C.
1943-55 Laboratório Científico de Los Alamos (AEC), Los Alamos, N.M.
1945-57 Diretor do Projeto do Computador Eletrônico, Instituto de Estudo Avançado, Princeton, N.J.
1947 D.Sc. (hon.), Universidade de Princeton; Medalha por Mérito (prêmio presidencial); Prêmio por Serviços Civis Notáveis, Marinha dos EUA.
1947-55 Laboratório Naval de Material Bélico, Silver Spring, Maryland.
1949-53 Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento, Washington, D.C.
1949-54 Laboratório Nacional de Oak Ridge, Tennesee.
1950 D.Sc. (hon.), Universidade de Pennsylvania e Universidade de Harvard.
1950-55 Projeto de Armamentos Especiais das Forças Armadas, Washington, D.C.; Grupo de Avaliação de Sistemas de Armamentos, Washington, D.C.
1950-57 Membro da Junta de Conselheiros, Universidade de Los Andes, Colômbia, América do Sul.
1951-53 Presidente, Sociedade Americana de Matemática.
1951-57 Conselho Científico, Força Aérea dos EUA, Washington, D.C.
1952 D.Sc. (hon.), Universidade de Istambul, Instituto Case de Tecnologia e Universidade de Maryland.
1952-54 Membro, Comitê Consultivo Geral, Comissão de Energia Atômica dos EUA, Washington, D.C. (nomeação presidencial).
1953 D.Sc. (hon.), Instituto de Politécnica, Munique; Conferencista Vanuxem, Universidade de Princeton.
1953-57 Painel Técnico-Consultivo sobre Energia Atômica, Washington, D.C.
1955-57 Delegado de Energia Atômica dos EUA (nomeação presidencial).
1956 Medalha da Liberdade (prêmio presidencial); Prêmio Comemorativo Albert Einstein; Prêmio Enrico Fermi.
1957 Morre, Washington, D.C., 8 de fevereiro.

Próxima Biografia: John Forbes Nash Jr.

Colunista: Valdir Vitorino
Tel.: (19) 3492 2231
e-mail: valdirxadrez@bol.com.br

About the author

Valdir Vitorino