Uma mulher especial

Ada Byron.Condessa de Lovelace.

Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Este é o primeiro artigo da seção de matemática da revista eletrônica OPS, e para inaugurar a categoria Biografias vou fazer uma homenagem ao OPS e a todos os matemáticos, principalmente aos que nasceram no dia 10 de dezembro.
Quando falamos de matemáticos; estamos nos referindo aos dois gêneros; masculino e feminino; homem e mulher.

E claro que eu não poderia deixar de falar de uma mulher em especial; Que foi a atriz principal de uma história cheia de altos e baixos; mas cheia de brilhantismo. Uma das raras divas, que se deixaram abraçar pela mãe das ciências. Ada Byron king, ou, Condessa de Lovelace Nasceu em 10-12-1815 na Piccadilly Terrace, Middlesex (atual Londres).

Morreu em 29-11-1852 em Marylebone, Londres. É principalmente conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage.

Ada Byron.Condessa de Lovelace.

Ada byron
Fonte: http://centros5.pntic.mec.es/ies.juan.de.mairena/

O seu nome de batismo foi Augusta Ada King, Lady Lovelace para a posteridade. O seu pai era Lord Byron, um poeta muito famoso, e sua mãe era Anne Isabelle Milbanke;profunda conhecedora das ciência matemáticas e astronômicas, influenciava constantemente sua filha a estudar Matemática. Apesar dos planos de sua mãe, Ada nunca negou suas inclinações poéticas e ansiava por ser “analista e metafísica”. Com cerca de trinta anos, Ada escreveu a sua mãe perguntando: “Se você não pode me dar poesia, pode dar-me então ciência poética?” Seu entendimento de matemática foi sempre envolvido de imaginação e descrito em metáforas.
Dizem que, certo dia, ao perguntar-se-lhe pela sua idade, ela respondeu “Se trocarmos a ordem dos seus dois algarismos e elevarmos ao quadrado, obtem-se justamente o ano em que estamos”.

Ada foi uma criança que passou por muitos problemas na infância; mas o fato mais marcante na sua história familiar foi o seu pai ter abandonado a família, logo após seu nascimento.(alguns autores citam, que este fato tenha ocorrido, após 2 meses de seu nascimento)
Em certa época seu pai e ela, trocaram várias correspondências, mesmo assim, seu pai se manteve afastado. Lord Byron, apesar de que, não compartilhava das preferências da filha pela matemática; se referia a ela em suas cartas como a “princesa dos paralelogramos”.
Lord Byron morreu longe da filha, na Grécia em (1823), Sem nunca tê-la visto; Ada contava nesta época, apenas 8 anos.
O nome de Ada consta da grande maioria das obras de seu pai, é comum encontrar seu nome entre as heroínas das obras do poeta.

Comenta-se que quando Anabella deu a luz a Ada, Lord Byron disse a um amigo a seguinte frase.
“Espero que os deuses façam de Ada qualquer coisa; menos poeta. É suficiente que haja um louco na família”.
Herdeira de grande fortuna, sua mãe não queria que sua filha fosse poeta como o pai e procurou dar-lhe uma educação em matemática e música. Foi ajudada em seus estudos avançados pó Augustus De Morgam.Seu primeiro professor de matemática na universidade de Londres
Transitando com a mãe pela nobreza intelectual londrina, foi levada por Mary Somerville, uma tradutora de trabalhos científicos em Cambridge, para conhecer em (1833) Charles Babbage, professor de matemática em Cambridge, conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com elementos finitos.

Foi o início de uma grande amizade e desenvolvimento profissional em computação. Ada, uma mulher impar em seu tempo, apaixonou-se pela programação e, junto com Babbage, tornaram-se os primeiros programadores do mundo. Durante o período que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
Em (1835) casou-se com William King, onze anos mais velho do que ela, quando o rei deu-lhe um título de nobreza (1838), eles tornaram-se Earl and Countess of Lovelace e tiveram três lindas crianças.
Infelizmente essa brilhante cientista morreu de câncer, no dia 27 de Novembro de 1852, com apenas 37 de idade, e a seu pedido foi enterrada ao lado do pai que ela nunca conheceu.

Na década de 80; o Departamento de Defesa dos Estados Unidos de América desenvolveu uma linguagem de programação, e em homenagem à condessa, batizou com o nome de ADA.
Nos próximos artigos entraremos na vida de outro grande matemático e no decorrer do ano,faremos uma viagem pelo mundo dos homens e das mulheres que mudaram esta ciência como nós a conhecemos.

A família OPS deseja um feliz aniversário para todos os que nasceram no dia 10/11.

Referências e outros artigos sobre a vida de Ada Byron
http://centros5.pntic.mec.es/ies.juan.de.mairena/bioada.htm
www.ada-lovelace.com/
www.adabyron.org/
www.adahome.com/

About the author

Antonio Madrid