Crescimento econômico e populacional e redução da biocapacidade


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

A humanidade já ultrapassou os limites da sustentabilidade, conforme mostra os estudos mais recentes. A pegada ecológica da população mundial ultrapassou a biocapacidade do Planeta.  A Pegada Ecológica serve para avaliar o impacto que o ser humano exerce sobre a biosfera. A Biocapacidade avalia o montante de terra e água, biologicamente produtivo, para prover bens e serviços do ecosistema à demanda humana por consumo, sendo equivalente à capacidade regenerativa da natureza. Contudo, existe uma grande disparidade entre a situação dos países, como mostra as informações do relatório Planeta Vivo, de 2012,  da WWF (com base nos dados de 2008). Vejamos alguns exemplos.

O Japão é um país com alto déficit ambiental (pegada ecológica maior do que a biocapacidade), mas como é um país muito desenvolvido tecnologicamente, pode exportar bens industriais e serviços e importar matérias-primas e alimentos para manter o alto padrão de vida de seus habitantes. O país do “sol nascente” depende da biocapacidade de outras regiões. Porém, a população japonesa já está diminuindo de tamanho e deve apresentar uma grande redução ao longo do século XXI, aliviando a pegada ecológica global do país.

Australia e Nova Zelândia são países de baixa densidade demográfica e que possuem alta pegada ecológica per capita (6,68 gha e 4,31 gha, respectivamente), mas também uma alta biocapacidade per capita (14,57 gha e 10,19 gha). Portanto, são países com alto nível de renda e de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas superavitários em termos ambientais (com biocapacidade maior do que a pegada ecológica). Possuem ainda baixo crescimento demográfico.

Quase todos os países da América Latina e Caribe são também ambientalmente superavitários e a região está em estágio avançado da transição demográfica. A grande exceção é o Haiti que embora tenha uma pegada ecológica muito baixa, de apenas 0,60 hectares globais (gha), possui uma biocapacidade ainda menor, de meros 0,31 gha. Sendo um país sem capacidade de exportar bens e serviços não tem como importar matérias primas e alimentos. Atualmente, o Haiti depende muito de ajuda internacional para evitar uma epidemia de fome. Como a população é uma das que mais cresce na região, uma alternativa é a emigração dos seus habitantes.

Estados Unidos (EUA), Canadá e Europa Ocidental são exemplos de países com alta pegada ecológia em relação à biocapacidade e possuem alto déficit ambiental (pegada ecológica per capita maior do que a biocapacidade). Estes países desenvolvidos só podem manter o alto padrão de vida de suas populações na medida em que importam matérias-primas e commodities do resto do mundo. Mas em termos populacionais possuem fecundidade abaixo do nível de reposição e, como nos EUA, a população só não está caindo por conta da imigração.

Na África existem vários países com superávit ambiental, como Angola com população de 18 milhões de habitantes, pegada ecológica per capita de 0,89 gha e biocapacidade de 2,98; Moçambique com 22,3 milhões de habitantes, pegada ecológica de 0,78 gha e biocapacidade de 2,21 gha e Congo com 3,8 milhões de habitantes, pegada de 1,09 gha e biocapacidade de 12,2 gha. Todos estes países possuem baixa densidade demográfica e têm espaço para um moderado crescimento populacional.

Situação menos confortável tem a República Democrática do Congo, que possui uma população de 62,5 milhões de habitantes, uma pegada ecológica de 0,76 gha e uma biocapacidade de 3,1 gha. Contudo, o alto crescimento populacional previsto no país vai reduzir a biocapacidade per capita e, havendo melhorias mínimas no padrão de vida, vai haver aumento da pegada ecológica. Portanto, não é improvável que o país passe de uma situação de superávit ambiental para uma situação de déficit, em poucas décadas.

Porém, os casos mais dramáticos são de países que possuem baixíssima pegada ecológica (baixos níveis de vida e de IDH), baixíssima biocapacidade e alto crescimento populacional. Vejamos alguns casos: Egito, com população de 78,3 milhões de habitantes, pegada ecológica per capita de 2,06 gha e biocapaciade per capita de 0,65 gha; Etiópia com 79,4 milhões de habitantes, pegada de 1,13 gha e biocapacidade de 0,65 gha; Quênia com 38,5 milhões de habitantes, pegada de 0,95 gha e biocapacidade de 0,53 gha; Malawi com 14 milhões de habitantes, pegada de 0,78 gha e biocapacidade de 0,67 gha e Ruanda com população de 10 milhões de habitantes, pegada ecológica per capita de 0,71 gha e biocapacidade per capita de 0,52 gha.

Em resumo, existem países ricos e desenvolvidos que possuem alto déficit ambiental e importam recursos do resto do mundo. Existem alguns países – como o Brasil – que possuem alto superávit ambiental (pegada ecológica per capita menor do que a biocapacidade) e são exportadores de recursos naturais. Porém, existem países que são pobres e com baixos níveis de cidadania e que possuem alto crescimento demográfico e alto déficit ambiental.

Do ponto de vista do Planeta, a situação dos primeiros é mais preocupante, mas do ponto de vista das necessidades nacionais a situação dos últimos é dramática. A migração dos países pobres com déficit ambiental para os países ricos (também com déficit) pode minorar o stress demográfico e social nestes países de origem, mas tende a agravar o problema da pegada ecológica nos países de destino e aumenta o déficit ambiental global.

Tudo isto, é um bom tema para se discutir no processo de revisão da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) do Cairo, também conhecido como “CIPD além de 2014”. A humanidade precisa repensar o ritmo de crescimento econômico e demográfico dos últimos 200 anos, pois vivemos em um planeta finito e os avanços tecnológicos não têm evitado o aumento da degradação ambiental e a redução da biodiversidade.

 

About the author

José Eustáquio Diniz Alves