MIST e BRICS


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Os grandes bancos de investimento estão sempre inventando novidades para atrair clientes para suas carteiras de negócios. Inventar acrônimos parece um exercício que tem feito sucesso na mídia e conqistado clientes.

Mas será que estes acrônimos formam grupos de países com alguma homogeneidade ou são apenas formas de criar novos mercados para o setor financeiro e seus clientes?

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tiveram um desempenho muito diferenciado em 2012. O PIB da China cresceu 7,8%, da Índia 5%, Rússia 3,6%, África do Sul 2,5% e o Brasil somente 0,9%.

Enquanto isto, a nova sensação são as nações chamadas de MIST — México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia. Estes são os maiores mercados do fundo Goldman Sachs N-11 Equity Fund. Em 2012, o PIB da Indonésia cresceu 6,2%, do México 3,9%, da Turquia 3% e da Coréia do Sul 2%.

O fato é que os países “emergentes” (ou do Terceiro Mundo) estão crescendo mais rapidamente do que os países desenvolvidos. A União Européia teverecessão, em 2102, de -0,5% e os Estados Unidos cresceu somente 2,1%, ritmo incapaz de reverter as altas taxas de desemprego.

O quadro da economia internacional é muito incerto. O Fundo Monetário Internacional prevê um crescimento de 2,9% em 2013. Mas este número pode ser menor na medida em que se aprofunda a crise na Europa e o corte nos gastos públicos se aprofunda nos Estados Unidos.

Portanto, mesmo com os BRICS ou os MIST, a conjuntura mundial não passa firmeza para os defensores do desenvolvimento. O baixo crescimento do PIB brasileiro, em 2012, mesmo com suas particularidades, pode ser um símbolo de uma nova era de baixo desempenho. O decrescimento do ritmo do crescimento econômico continua e tende a se generalisar.

About the author

José Eustáquio Diniz Alves