Dicas de Segurança

Buenos Aires

Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

    Acredito que a primeira coisa que você precisa saber antes de vir a Buenos Aires a passeio ou de mudança é como garantir a sua segurança. Esta também é uma das perguntas que mais me fazem: se é tranquilo andar pela cidade, com câmera fotográfica na mão e sozinho.
Buenos Aires, comparada com muitas cidades do Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, é bem tranquila, mas não custa nada se informar sobre os cuidados que se pode tomar antes de se arriscar por aí.

Buenos Aires

    Buenos Aires é uma cidade bem animada. Encontra-se quase tudo para se fazer, a única coisa que a cidade deixa mesmo a desejar é o fato de não ter praias. Isso, para quem morava no Rio de Janeiro como eu, é o mais difícil, o que pode ser um pouco compensado pela sensação de mais segurança que temos aqui. Não que não aconteça nada, mas aqui ainda, se tomamos os cuidados básicos, é bem tranquilo.
    Vou dar para vocês alguns conselhos que me foram dados para garantir a sua segurança aqui. Eu sigo todos e até agora nunca me aconteceu nada.
    Palermo, Recoleta e Puerto Madero são os bairros mais seguros, são eles os que eu tenho mais tranquilidade para caminhar sozinha e com a câmera fotográfica na mão. Nestes bairros você praticamente não precisa se preocupar. Eu digo praticamente porque você sabe como é carioca, né? Por mais que queira, não consegue ficar 100% tranquilo. Eu morava no Rio de Janeiro antes de me mudar para Buenos Aires. Nos outros bairros, é preciso tomar mais cuidado.
    No centro da cidade, principalmente na Florida, os furtos são bem comuns. Fique de olho nas suas coisas, mesmo dentro dos restaurantes e cafeterias. Nas ruas, não deixe ninguém te tocar, pois é comum um golpe onde alguém vê que você tem algum objeto de valor e te sujam com algo e, mais à frente, outra pessoa te pára para avisar que sua roupa está suja e oferecer ajuda. Não aceite a ajuda!!! Na primeira distração, somem com a sua mochila, bolsa, carteira, etc.
    Nos metrôs você também tem que ficar atento, pois se aproveitam do tumulto para fazer furtos. Não deixe o celular ou a câmera nos bolsos ou na cintura. Eu aconselho muito usar uma mochila. Os "colectivos", segundo os argentinos, são o meio de transporte mais eficiente e seguro de Buenos Aires e uma experiência que se tem que fazer. Segundo eles, nos ônibus não existe o problema de furto que existe no metrô, mas em todo caso, é melhor tomar cuidado com as suas coisas. Se você estiver em algum lugar que te parecer estranho, na dúvida, tome um táxi, que é bem barato, apenas tome o cuidado de verificar se ele pertence à alguma companhia, para isso, olhe se tem algo escrito nas laterais dos carros. Não se arrisque nos pontos de ônibus se o lugar não te parecer seguro. Cuidado também na balada. Nas boates e danceterias também se aproveitam do tumulto para furtos.

About the author

Chris Pessoa