Macalé & os Batutas


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Elton Medeiros e Jards Macalé, dois ases da música, conversavam animadamente diante de uma câmera quando liguei a tevê. Peguei o papo já na metade de uma conversa saborosa, principalmente porque o assunto era Nelson Cavaquinho. Não sei se meus leitores curtem samba. Não importa: o Ipsis Litteris reserva espaço para as críticas – e […]

4+batutas1

Elton Medeiros e Jards Macalé, dois ases da música, conversavam animadamente diante de uma câmera quando liguei a tevê. Peguei o papo já na metade de uma conversa saborosa, principalmente porque o assunto era Nelson Cavaquinho. Não sei se meus leitores curtem samba. Não importa: o Ipsis Litteris reserva espaço para as críticas – e até para o desprezo. A conversa fluiu, solta e alegre, como deveria ser. Faz sentido quando o tema do diálogo é uma figura como Nelson Cavaquinho e seus comparsas Carlos Cachaça, Guilherme de Brito e Cartola. Histórias divertidas sobre como Elton Medeiros conheceu Nelson, por exemplo. Só vendo – e ouvindo-o contar.

Animei-me e, após o programa, consultando avidamente a programação do Canal Brasil – e rezando por uma reprise -, resolvi ouvir 4 Batutas e 1 Coringa, disco de Macalé, 1987 A.D., vinil que, harmonioso sobre o prato, apresenta composições de quatro grandes do samba: Geraldo Pereira, Lupicínio Rodrigues, Paulinho da Viola e, claro, o dito cujo Nelson Cavaquinho. Geralmente se ouve samba com certa displicência, um certo relaxo bem apropriado até à própria essência desse gênero musical, algo periférico, malandro, despojado. Mas recomendo não ser displicente com esse disco. Destaque para Dona Divergência, de Lupicínio Rodrigues; Quatorze Anos, de Paulinho da Viola; Acertei no Milhar, e Geraldo Pereira, e o clássico A Flor e o Espinho, de Nelson Cavaquinho. Mas aposte: o disco é todo bom.

E o programa (acabo de consultar) terá reprise nesta sexta, às 18h30. É só conferir se quiser mudar de conversa. Procurei na web alguma gravação desse disco. Não encontrei, mas disponibilizo Quatorze Anos, de Paulinho da Viola, na voz do próprio:

Paulinho da Viola – 14 anos

Leia mais em: IPSIS LITTERIS » música

About the author

Francisco Grijó

Francisco Grijó, capixaba, escritor, professor de Literatura Brasileira. Pai de 4 filhas.