Stones & Ethan Russell

Acho que Shine a Light, documentário em que Martin Scorsese escorre seu olhar pelos Stones, podia ser mais incandescente, mais polêmico, mas acredito que a proposta do cineasta ítalo-americano fosse aquela que, de certa forma, surpreendeu a maioria dos seus fãs (da banda, do cinema): retratar e entreter. A bem da verdade, quem quer saber […]

 

Ethanbook754

Acho que Shine a Light, documentário em que Martin Scorsese escorre seu olhar pelos Stones, podia ser mais incandescente, mais polêmico, mas acredito que a proposta do cineasta ítalo-americano fosse aquela que, de certa forma, surpreendeu a maioria dos seus fãs (da banda, do cinema): retratar e entreter. A bem da verdade, quem quer saber detalhes acerca de drogas, orgias, pequenos escândalos em hotéis e filhos fora do casamento? Se você esperava isso de Scorsese, lembre-se de que ele é um dos maiores cineastas vivos – e sequer conhece programas estapafúrdios como Pânico na TV e TV Fama. E os Stones continuam em evidência: o fotógrafo norte-americano Ethan Russell, que durante alguns anos foi o fotógrafo oficial da banda, realiza a mostra Ethan Russell – Let it Bleed: The Rolling Stones 1969 US Tour, a tal turnê histórica que acabou em tragédia em Altamont, na Califórnia, na qual um fã adolescente foi morto pelo grupo de motoqueiros Hells Angels, contratado por Mick Jagger para trabalhar na segurança do evento.

As fotos da mostra – ou muitas delas, ao menos – são inéditas ao grande público. E não somente se referem aos palcos, mas também (e aí reside o charme) ao momento em que astros da música tornam-se criaturas do mundo vertebrado, submissas à própria fisiologia, à química e ao inevitável quotidiano. Eis Jagger (com a filha de Charlie Watts, Seraphina) na mansão da família DuPont. Deitado, Keith Richards:

Stones5

Ou esta, em que Mick Taylor, Keith Richards e Sam Cutler (empresário da banda) tomam café descontraidamente:

Stones6

E, claro, não poderiam faltar fotos como a de Keith Richards, minutos antes do show no L.A. Coliseum, sob os olhares dos membros da banda.

Stones8
E muitas fotos de vários shows da turnê, como esta, de Jagger, durante a apresentação em Fort Collins, no Colorado:

Stones7

Ethan Russell tinha razão ao afirmar “What I think I do well, … is capture real moments with extraordinary people.” Não há dúvidas quanto a isso. Se quiser ler sobre a turnê, é só clicar aqui. Se quiser saber sobre o trágico show em Altamont, clique aqui. Muito das informações sobre essa postagem foram retiradas da Rolling Stone.

A mostra fica na Galeria Proud até o dia 20 de julho.

Leia mais em: IPSIS LITTERIS » música

About the author

Francisco Grijó

Francisco Grijó, capixaba, escritor, professor de Literatura Brasileira, atual secretário de Cultura de Vitória (ES)