• Home  / 
  • No ângulo
  •  /  Ladeira abaixo… Olha a Série B aí gente…

Ladeira abaixo… Olha a Série B aí gente…

O roteiro parece o mesmo. Início de campeonato, vários jogos sem vencer, uma troca de técnico já realizada, nenhuma reação aparente do elenco, reforços de última hora… O glorioso Santos Futebol Clube parece não ter aprendido a amarga lição de outros grandes clubes do esporte bretão nacional – como Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio, Fluminense, ou mais recentemente o Corinthians – e caminha célere para a Série B.

Ladeira abaixo mesmo… E olha que o time até pareceu razoável durante a Libertadores… E tem jogadores que se deram muito bem em outros campeonatos pelo próprio Santos, por equipes grandes rivais ou ainda que vestiram o manto sagrado, a camisa amarelinha da Seleção Brasileira.
Quem pode negar, por exemplo, as qualidades de Kleber, Fábio Costa e Kleber Pereira? Ou mesmo duvidar da capacidade do técnico Cuca, recém-chegado ao clube e que já parece destinado a procurar um novo emprego em alguns dias… Há ainda jogadores promissores, jovens valores da base, a mesma que há algum tempo atrás revelou Diego e Robinho, hoje consagrados no futebol europeu…
E o que está errado então? Será a política pé no chão dos dirigentes santistas, que resolveram montar um time apenas modesto para a temporada 2008? Ou a pressão das torcidas organizadas está deixando o time tão tenso que o futebol foi esquecido por esses boleiros?
Penso que a estruturação de um time de futebol no meio de um campeonato difícil e longo como o Brasileirão é um risco enorme. Outro problema é investir em jogadores pouco conhecidos (como os “hermanos” que povoaram o elenco do Santos) ou que já rodaram muitos clubes e não deixaram saudades em nenhum deles. O rodízio de técnicos também não ajuda ninguém, e a passagem de Emerson Leão pelo Peixe conseguiu desestabilizar ainda mais o frágil elenco santista. Soltar os promissores jogadores da base nessa autêntica “lenha” que o time está vivendo vai queimar os garotos e pouco ou nenhum efeito positivo trará…
É, o Santos está indo ladeira abaixo… Olha a Série B aí gente…
About the author

João Luís de Almeida Machado