Ronaldo no Corinthians: Futebol e Marketing


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Ronaldo não é questionável quanto à qualidade de seu futebol se estiver em boa forma física. Mesmo que jogue 30 ou 40% daquilo que sabe é indiscutivelmente superior a 95% dos atacantes que atuam no futebol brasileiro. Sua história já faz com que seja mais do que simplesmente um boleiro. Trata-se de um daqueles ídolos que já tem direito a estátua, menções mais do que honrosas em museus [pude inclusive ver informações sobre o fenômeno no Museu do Futebol, em Sampa, visita obrigatória para todos que são fãs deste esporte bretão], biografia, galeria de melhores lances e mais lindos gols na internet e na televisão… E isto não apenas no Brasil, também no resto do mundo em que o futebol é esporte popular, o que significa dizer aproximadamente 99% das nações conhecidas…

Independentemente de suas qualidades futebolísticas, Ronaldo é craque também em Marketing. Onde quer que vá, pessoal ou profissionalmente, terá para sempre holofotes sobre si. Na Itália, Espanha, Holanda ou no Brasil, países em que atuou profissionalmente, seu fã-clube é enorme e também a avidez da imprensa por informações a seu respeito. Declarações simples de Ronaldo dão manchetes sem que ele tenha qualquer intenção quanto a isso.

 

Ao escolher o Corinthians como seu novo destino, Ronaldo juntou “a fome com a vontade de comer”, ou seja, associou sua preciosa imagem ao do clube mais popular do estado mais rico da nação que tem a segunda maior torcida do país. Não é só isso, apesar de estar atrás do Flamengo quanto ao séquito de torcedores que possui, o Corinthians é mais polêmico e tem maior poder de mídia do que seu co-irmão e rival carioca. De acordo com os corintianos, a torcida do Timão é a terceira maior do país, atrás do Mengão [que seria o segundo colocado] e dos que torcem contra o Todo Poderoso [os não-corintianos, ou o resto do país].

 

A disposição de Ronaldo neste início de 2009 tem se mostrado grande e assim tem que ser diante do desafio que se coloca a sua frente e a cobrança que terá. Já perdeu 5 quilos e promete estar pronto para entrar em campo entre o final de fevereiro e o início de março. Para alguém que já deu marcantes voltas por cima [como na Copa de 2002] e que se diz muito estimulado com essa retomada de carreira no Timão, é certamente possível provar que ainda tem futebol para alguns anos e conquistas, quem sabe até retornando triunfalmente a Seleção…

 

Cá entre nós, acho que o alvinegro de Parque São Jorge acertou tanto no Marketing quanto na bola… Aposto em Ronaldo…

 

Por João Luís de Almeida Machado

About the author

João Luís de Almeida Machado