• Home  / 
  • Editorial
  •  /  I Pesquisa do Empreendedorismo Cultural no Brasil

I Pesquisa do Empreendedorismo Cultural no Brasil

Pesquisa O que leva uma pessoa a injetar energia em um site ou portal cultural?
Esta é a pergunta que ando me fazendo nos últimos dias. O que têm em comum as pessoas que fazem este site, o Digestivo Cultural, Paralelos, Simplicíssimo, Cronópios e o Museu da Pessoa, só para citar alguns? E o que têm de diferente? O que faz dar certo? O que faz com que não dê tão certo quanto poderia?

O que leva uma pessoa a injetar energia em um site ou portal cultural?

Esta é a pergunta que ando me fazendo nos últimos dias. O que têm em comum as pessoas que fazem este site, o Digestivo Cultural, Paralelos, Simplicíssimo, Cronópios e o Museu da Pessoa, só para citar alguns? E o que têm de diferente? O que faz dar certo? O que faz com que não dê tão certo quanto poderia? Qual é o anima, o que motiva, movimenta a pessoa a colaborar para tais empreendimentos – além, é claro, da visibilidade de sua produção e de suas idéias?

Tentando responder a estas e muitas outras questões, O Pensador Selvagem começa hoje a elaborar um detalhado questionário, uma pesquisa a ser encaminhada para quem faz cultura na mídia eletrônica brasileira para tentar entender uma série de aspectos importantes que ainda não estão claros para mim e para outros empreendedores culturais na internet.

Questões como motivação, monetização, patrocínio, objetivos, resultados, perfil geográfico, características demográficas da população serão todas avaliadas. A partir deste momento, e durante todo mês de fevereiro, será criado o questionário, com auxílio do internauta. Sugestões de perguntas a serem incluídas devem ser enviadas para contato arroba opensadorselvagem.org. Se a pergunta formulada for relevante, será certamente incluída na pesquisa.

Buscaremos saber quem faz, onde faz, de que jeito faz, porque faz e como faz suas ações de empreendedorismo cultural. Depois de elaborado, o questionário será enviado aos principais editores e colunistas de sites brasileiros. Se você edita ou é colunista de um site brasileiro e não quer ficar de fora dessa, indique seu site, também através do e-mail contato arroba opensadorselvagem.org e seu site será avaliado e incluído no rol de sites que participarão da pesquisa.

A Pesquisa do Empreendedorismo Cultural no Brasil será encaminhada aos editores e colunistas no início de março, os dados recebidos até o fim do mesmo mês e os resultados publicados durante o mês de abril de 2008.

Sugestões e críticas são bem-vindas desde já. Façamos desta uma importante ferramenta para entender o painel atual do empreendedorismo cultural brasileiro.

Rafael Reinehr

About the author

Rafael Reinehr