Nosso editor Rafael Reinehr em novos projetos para fazer um mundo melhor


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

O editor principal dO Pensador Selvagem, Rafael Reinehr, que costumava escrever sempre os editoriais por aqui, está afastado dessa função por uns dias.

Seguimos eu e o Ulisses Adirt, enquanto o Rafael se dedica a um projeto que – todos concordamos, é de suma importância.

Trata-se de uma nova ferramenta que entra em operação na Colmeia, que é a rede social Bem Comum.

Se entendi bem o negócio, é um lugar para pessoas que estão trabalhando por um mundo melhor se conectarem com outros, localizarem idéias, descobrirem formas de atuação.

Ali os ativistas podem se conectar uns com os outros, mais ou menos como já ocorre com Facebook, Ning, Orkut e outras redes. Só que nessa, mais do joguinhos sociais ou gostos que você compartilha (mais para as empresas de publicidade on-line do que para os próprios amigos), o que motiva as conexões são as redes de trabalho em prol do bem comum. Iniciativas para desenvolvimento humano, sustentabilidade, defesa da vida, educação, entre outras coisas que podem fazer as pessoas se conectarem e compartilharem experiências e conhecimentos.

Não é formidável?

Finalmente uma rede social que é mais social do que individualista. Uma em que o Bem Comum está acima do interesse pessoal.

Qualquer semelhança com os ideais que movem este portal dO Pensador Selvagem não é mera coincidência. Quem já está aqui como leitor, colunista ou blogueiro, tem tudo para dar certo como ativista da rede Bem Comum.

Comece lá conhecendo a proposta, com o Manual do ativista do bem e com o Tutorial para o bom uso da rede Bem Comum.

Depois está convidado a voltar aqui na caixa de comentários e contar pra gente o que achou da iniciativa.

About the author

André Egg

Músico, historiador e crítico. Professor da UNESPAR. Colaborador do PPGHIS-UFPR. Organizador do livro Música, cultura e sociedade. Página pessoal em http://andreegg.org