Uma estréia, ainda que tardia


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Era para eu ter escrito este editorial na segunda-feira.

Não sei o que fez eu demorar tanto – se a correria do trabalho, que eu nunca aprendo a dimensionar, sempre achando que vai dar tempo de fazer tudo que eu quero – ou se a ansiedade de escrever meu primeiro editorial para O Pensador Selvagem.

Sim, ansiedade. Porque quando eu propus para o Rafael Reihner uma contribuição nessa ótima revista eletrônica, na qual já sou blogueiro associado, não imaginava que ele ia sair de cena e me jogar uma responsabilidade tão grande no colo.

Mas, se não tinha pensado em pegar tamanha responsabilidade logo de cara, também não sou de recusar desafios. Aliás, dar uma folga para o fundador do OPS era mais do que necessário – se eu estiver fazendo ele ganhar alguns momentos a mais com o filhão que chegou há poucos meses, já me sinto cumpridor da missão. Também me sinto feliz se eu puder ver que, menos sobrecarregado como editor aqui, ele possa voltar a destilar sua tão necessária utopia política.

Bem, e o que vou fazer aqui?

Em primeiro lugar, passar meus dias preocupado pela incapacidade de igualar a estatura do Reihner. Em segundo, fazer o que eu puder para manter a fidelidade do leitor que se acostumou ao editor sênior, e que espero seja condescendente com meu aprendizado aqui, ao lado do Ulisses Adirt.

Além disso, me proponho a tentar aproximar o portal/revista OPS, com sua rede de blogs. Sei que não será tarefar fácil pois tenho reparado que os bons blogueiros estão quase todos enfrentando uma crise séria – estão tendo cada vez mais trabalho e cada vez menos tempo para blogar. Mas como escrever e discutir são vícios incuráveis, conto com isso para fisgar o pessoal em trabalhos colaborativos, bem ao espírito d’O Pensador Selvagem. Isso é uma proposta primordial de nosso trabalho, mas da qual corremos o risco de nos esquecermos na correria cotidiana.

Aliás, nesses tempos de eleições e campanha, não deixe de acompanhar a discussão com um pouco mais de profundidade reflexiva, por exemplo, nos seguintes textos recentes aqui no OPS:

O verde é conservador?

A nova política de cotas e o aumento das candidaturas femininas

Dilma vai ganhar no primeiro turno?

E não deixe de olhar com atenção o nosso blog político por excelência: o RS Urgente.

About the author

André Egg

Músico, historiador e crítico. Professor da UNESPAR. Colaborador do PPGHIS-UFPR. Organizador do livro Música, cultura e sociedade. Página pessoal em http://andreegg.org