A credibilidade da ciência


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Mais do que nos fazer crer, a Ciência nos prova o quanto é eficiente na busca pela verdade, vide a forma com que seus frutos vêm alimentando a sociedade humana desde a primeira interrogação.
São várias as maneiras pelas quais se pode adquirir conhecimento, mas inegavelmente a Ciência é a mais eficiente. Foi através da Ciência que o Homem, não somente realizou seus grandes feitos, como também estruturou sua própria vida.

Ela nos possibilitou desde ir ao Espaço até cozinhar sem fogo, desde conhecer as profundezas abissais até assistir tudo isso do nosso próprio sofá. Imagine em quantas pequenas coisas rotineiras os frutos da Ciência estão presentes. Acendemos as luzes com um clique, gelamos e degelamos nossos alimentos em minutos, nos comunicamos de forma instantânea com o mundo todo, acessamos todo o conhecimento por uma tela… Ainda mais impressionante é a forma com que a Ciência é feita e pensada e o quanto Ela é intrínseca a natureza humana.

Recorremos à Ciência desde muito tempo e temos tanta confiança em seus meios de atingir a verdade que, mesmo no senso comum, dizemos “… isso foi testado cientificamente!” E de fato, toda a tecnologia, todo o avanço na saúde, nas engenharias, nas comunicações e mesmo nas áreas humanas, veio de dentro de laboratórios, das mentes de Homens que aplicaram os métodos científicos para testarem suas hipóteses.

Homens estes que muitas vezes nem se preocupavam com as proporções que tomariam seus testes e invenções, mas que por sua essência científica nos propiciaram essa realidade. Até onde iremos chegar? Qual o limite para este conhecimento? Não creio existir um limite e a mente humana parece tão potencialmente poderosa que deve haver ainda um longo caminho de descobertas.

Contudo, se há algo em que se deva acreditar de fato é na Ciência!

About the author

Beatriz Castelar