A “nochevieja” espanhola e as doze uvas da sorte


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Amanhã é o último dia do ano 2007, "nochevieja" como dizem aqui na Espanha. Em todo o mundo se multiplicarão as festas, as exibições de fogos artificiais, as bebedeiras e os desejos de emendar os erros cometidos ao longo do ano que finda. Como dizem aqui, é o dia dos bons propósitos.

 

Amanhã é o último dia do ano 2007, "noche vieja" na Espanha. Em todo o mundo se multiplicarão as festas, as exibições de fogos artificiais, as bebedeiras e os desejos de emendar os erros cometidos ao longo do ano que finda. Como dizem aqui, é o dia dos bons propósitos.

Mas cada país tem a sua forma particular de atrair a sorte. Aqui na Espanha, a tradição é comer doze uvas, uma para cada badalada do relógio à meia noite. Todos ao mesmo tempo, seguindo as "campanadas" oficiais marcadas pelo relógio da "Puerta del Sol" de Madrid, lugar onde se reúnem milhares de pessoas em uma enorme festa. Estas são transmitidas por todas as televisões do país, sendo a da televisão pública a mais seguida pelos espanhóis.

A festa começa, como em quase todas as casas, inclusive no Brasil, com uma ceia na casa do patriarca da família. O menu preferido pelos espanhóis varia pouco de uma casa a outra. À mesa posta, sempre há um montão de tira-gosto como "jamón", "chorizo", "salchichón", salmão defumado e canapés, sem esquecer do camarão. Logo pode ser uma sopa de mariscos com caranguejo, cabelo de anjo em pedacinhos pequenos que aqui chamam "fideos", ovo cozido, conchas e mais ingredientes ao gosto das mamães ou das vovós, que são as que passam o tempo todo trabalhando na cozinha enquanto os homens bebem. Ou as famosas "angulas", que são enguias pequenininhas fritas com alho e "guindilhas", uma coisa parecida à pimenta vermelha, só que menos ardidas. Depois vem o prato principal, que no caso dos que preferem carne, costuma ser cordeiro ou porco (inteiros) assado com batatas. E para os que gostam mais de peixe a tradição manda comer "besugo" ou "lubina", não sei se isso tem tradução, na verdade nunca comi nenhum dos dois, nem no Brasil, nem na Espanha. Detalhe: o preço das angulas este ano, está em torno a 1.200€ o kilo!

Depois de comer, beber, gritar (os espanhóis gritam muito) e discutir como em qualquer família normal, todos preparam as doze uvas para o momento mais importante. Muita gente descasca as uvas meia hora antes para evitar problemas com a sorte. Nem sempre é possível comer todas no tempo devido e muita gente engasga antes do final, principalmente as crianças. Recentemente uma empresa pôs à disposição dos espanhóis, uma latinha com doze uvas descascadas e sem semente que só está à venda na ultima semana do ano. Obs.:Esta ultima palavra tem um significado diferente aqui, tenham cuidado, pois quer dizer ânus. Aqui, ano se diz año.

Ver a televisão esta noite faz parte da festa. A "tele" fica ligada o tempo todo e uma emissora copia a outra em busca da melhor audiência. Atualmente a programação segue um padrão comum. Tudo começa por volta das 21:00h com o jornal nacional (aqui se chama "telediario") e a retrospectiva dos acontecimentos mais importantes do ano velho. Depois vem um programa de humor com piadas e mais piadas.

Ultimamente está na moda, fazer musicais com versões de canções famosas cantadas (em playback, claro) pelos apresentadores dos programas, inclusive os do jornal nacional e dos programas sérios. Este dia todos fazem palhaçada na televisão, obrigados pelos diretores da emissora, logicamente. Ninguém, em poder das suas faculdades mentais, faria algo parecido na televisão se não estivesse ameaçado com perder o emprego.

Depois das piadas sem graça e as coreografias horríveis (imaginem o Willian Bonner dançando um rock e cantando junto à Fátima Bernardes), chega o momento mais importante da noite, a hora das "campanadas". Todas as televisões instalam suas equipes na "Puerta del Sol", para transmitir as badaladas do relógio mais importante da Espanha. A curiosidade é que isso acontece há muitas décadas e sempre deu confusão, porque antes das badaladas o relógio dá quatro sinais de aviso. Estes sinais têm o mesmo som que as badaladas, o que até pouco tempo atrás atrapalhava a sorte do pessoal, que começava a comer as uvas na hora errada.

Foi quando o apresentador da TV 1 (chamemos assim), que normalmente é escolhido entre os melhores, errou na hora de mandar comer as uvas e a Espanha inteira comeu as uvas na hora errada, que decidiram despedir o incauto além do inocente responsável pelo relógio e advertir ao pessoal sobre os quatro avisos. Este fato teve muita repercussão em todo o pais. Tanto que o relógio foi até reformado. Hoje em dia eles acertam.

Depois da ceia, como em qualquer lugar, o pessoal sai correndo pra gandaia que dura até o dia seguinte nas discotecas, bares e hospitais.

Na minha casa, já compramos uma bolsa cheia de uvas. A pesar de ser brasileiro é melhor não mexer com a sorte. De todos modos não é tão difícil comer as doze uvas, seria pior se fossem bananas.

Feliz 2008 a todos e lembrem-se: se beberes não conduzas.

 

About the author

Carlos Venturelli