Hoje de manhã não encontrei nada debaixo da minha árvore


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

À diferença do Brasil, que o dia dos Reis só serve para desmontar a árvore de natal, aqui na Espanha é o dia em que as crianças vêm realizado o mágico sonho de receber o presente que pediram, neste caso às Suas Majestades os Reis Magos do Oriente.

Hoje, 6 de janeiro, é o dia mais esperado pelas crianças espanholas. Aqui os verdadeiros protagonistas do natal são os Reis Magos do Oriente. São os que trazem a felicidade em forma de presentes para todas as crianças que se comportaram bem durante o ano que passou.

Tudo começa ao entardecer do dia anterior, quando quase todas as cidades cumprem com a tradição de receber Suas Majestades com uma grande festa organizada pelas prefeituras de todo o país. Algo que deixa intrigadas a muitas crianças, que vêm na televisão como em cada cidade os ilustres convidados desfilam acompanhados por todo seu séquito. Gostaria de saber em que companhia aérea viajam, porque parece ser muito rápida e eficiente.

Esta tradição ainda resiste ao ataque do velho do gorro vermelho que cada vez mais reúne adeptos entre as crianças espanholas e algumas, com muita inteligência, já pedem presentes a Papai Noel e aos Reis Magos, causando estragos na economia familiar.

No caso da "minha" ilha, um veleiro é o encarregado de transportar os esperados visitantes. À sua chegada, as ruas já estão repletas de crianças, pais, mães, avós, cachorros, gatos e papagaios, que se amontoam ao longo das ruas e avenidas por onde passará a real caravana. Esta está composta por um grande número de carros alegóricos ricamente enfeitados para a ocasião e carregados de presentes ( nunca soube se realmente tinham algo dentro ). Por onde passam, suas Majestades e seus ajudantes repartem milhões de balas que provocam verdadeiras lutas campais entre os mais pequenos, para conseguir alguma das preciosas guloseimas chegadas de além mar.

A chegada do veleiro

Melchor em seu trono

As crianças são as verdadeiras protagonistas este dia

A multidão espera a chegada das Suas Majestades

Gaspar saúda o povo

Depois de um longo desfile, chegam à prefeitura onde o prefeito, neste caso a prefeita, recebe os nobres convidados no salão principal da "Casa Consistorial", para em seguida conduzi-los à janela, onde Melchor, Gaspar e Baltazar saúdam ao numeroso público congregado na praça para tal fim.

Ao finalizar o ato oficial de recebimento, que como sempre inclui a entrega das chaves da cidade aos viajantes, para que estes possam abrir as portas de todas as casas, do contrario não seria possível entregar os presentes, os Reis deixam o lugar para iniciar o trabalho que vieram fazer e dura a noite inteira.

Com relação aos presentes, as crianças aqui estão verdadeiramente mal acostumadas. Eu me lembro que tinha direito a escolher um presente e conforme o preço fosse alto ou baixo, meus pais me diziam se estava ou não, incluído na lista de possibilidades do Papai Noel. Aqui, com o nível de vida mais equilibrado alcançado pela sociedade, os Reis podem trazer muitos presentes. É comum ver nas reportagens realizadas pelas televisões, crianças pedindo três ou mais presentes e todos caros e grandes, porque para eles tamanho sim é documento. Os que não se comportaram bem receberão um pedaço de carvão (doce, claro), mas depois da tortura psicológica praticada pelos pais, causando esta tremenda decepção, também ganham o seu presente.

Este ano tive uma grande desilusão, porque eu realmente me comportei muito bem o ano inteiro e a única coisa que eu recebi, isso sim, em grande quantidade, foram faturas para pagar. E olha que o que pedi não custava muito. Bem, me uno ao resto do terceiro mundo, que se contenta com ter uma saúde mais ou menos razoável.

Este era o presente que havia pedido e que não encontrei debaixo da minha arvore

Esperemos que este ano, Suas Majestades sejam mais generosas com este súdito que tanto trabalha para pagar as contas. Fotos: Carlos Venturelli

About the author

Carlos Venturelli