Desejo sexual, motivação, impulso… Não é “tudo a mesma coisa”, não.


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Você sabe o que é Impulso sexual? Seria o mesmo que libido? E o desejo? Vamos descobrir as diferenças entre eles…

Desejo Sexual


É o que estimula uma pessoa a manter a atividade sexual e é comporto de três fatores: a Motivação, a Aspiração (ou estímulo) e Impulso Sexual – excluem-se aqui a excitação sexual e o orgasmo, que fazem parte do desempenho. Estes três fatores dependem da situação, do momento, mas, principalmente, do envolvimento emocional, mesmo quando se trata de um sexo casual.

O desejo sexual varia de pessoa para pessoa. Vários fatores podem alterar o tamanho (ou disposição) do desejo: estresse, depressão, alcoolismo, período mensal – para as mulheres o desejo é maior na metade do ciclo menstrual. Para uma mulher com ciclo de 28 dias, os dias em que o desejo se torna mais forte é por volta do 14º, quando o corpo está na fase da ovulação.

A estimulação do desejo é muito mais sensorial e comportamental que físico ou orgânico. Vários são seus motivadores, tais como fantasias, sonhos eróticos ou um belo espécime do sexo oposto. Estimulado o desejo aí sim, o organismo começa sua produção de endorfina, estrogênio e testosterona que se espalha rapidamente por todo o corpo, causando uma sensação de euforia, aumento da temperatura corporal, a ereção, e por aí vai…


Motivação e Aspiração Sexual


É o lado psicológico do desejo. Motivação sexual e aspiração (ou estimulo) são bem parecidos. Algo no ambiente ou em outra pessoa que desperta a vontade, a disponibilidade para o sexo. Especialistas dizem que motivação é cultural e o estímulo, pessoal e específico, onde o ser humano comporta-se de acordo com sua escala de valores. Podemos citar, por exemplo, que um estupro é um grande desmotivador enquanto uma pessoa com baixa auto-estima não se sente capaz de estimular o parceiro.

Em alguns casos problemas conjugais e o relacionamento entre os parceiros causam uma perda do estímulo. Mesmo assim, o parceiro “frustrado” com sua relação pode continuar sentindo motivação sexual. Nestes casos, na ausência de estímulo e desejo sexual dentro da relação, o que mais ocorre são as relações extraconjugais.

Outro fator que pode causar a queda ou o extermínio do estímulo é o “delay” entre desejos e “time” para as relações. Um parceiro extremamente ativo sexualmente com seu par mais pacato invariavelmente acaba com qualquer desejo…


Impulso sexual (ou tesão)


Resposta corporal, neuropsicológica e biológica ao desejo, ou seja, “desejo carnal”. Simples, não???? Pois é nessa hora que a pessoa pode se masturbar ou procurar um parceiro (até mesmo um desconhecido) para consumar a relação sexual.

O impulso sexual não é padrão entre as pessoas. Algumas, com uma alta taxa, costumam procurar oportunidades para uma relação sexual. Em contrapartida, outras, com taxas mais baixas, podem passar tranquilamente longos períodos sem relações sexuais.

O impulso sexual explode na adolescência e juventude e, com o tempo, há uma diminuição gradativa. A total ausência de impulso na terceira idade é um ponto discordante entre médicos e estudiosos.

As características do impulso, tanto no homem como na mulher, são: sensações genitais, sensibilidade erótica estimulada por parceiros em potencial, aumento nas fantasias sexuais e um comportamento sexual mais ativo.


Agora, com tanto desejo, motivação e impulso, basta você colocar em prática…

About the author

Sandra Pontes