Instalando o Ubuntu: A Saga Continua


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Depois da minha saga para gravar o arquivo de imagem do ubuntu em CD, decidi colocar mãos à obra e partir para a instalação propriamente dita. Então, munida de coragem comecei a recitar um mantra, acendi um incenso da sorte e me lancei no desconhecido.

Confesso que agora estou mais preocupada em não fazer muita besteira ou cometer alguma heresia já que muitas pessoas ficaram extremamente incomodadas com minha ignorância ao gravar um arquivo ISO e só faltaram me crucificar ao lado de Jesus. Mas já que fui oficialmente apresentada a ele, garanto que isso não acontecerá de novo (não é que ele é um arquivozinho simpático?).

Depois de colocar o CD e reiniciar o computador, ele me pede que escolha algumas opções. Nesta tela, também é possível escolher a linguagem apertando o F2. Escolhi a primeira opção e aguardei. Depois de alguns minutos o ubuntu inicia como se estivesse instalado e, por orientação de meu personal ubuntu advisor, eu testei a conexão de internet antes de prosseguir. Não estava funcionando.

O problema era com a placa wireless do meu notebook: uma Ralink RT61, que é reconhecida automaticamente mas não se conecta à internet automaticamente. Problema resolvido entrando nas opções de configuração de rede, desativando o modo roaming e definindo a configuração para configuração automática de DHCP desativando o modo. Feito isso, minha internet já estava rodando. Certamente eu não teria reparado que a internet não estava funcionando, ou mesmo teria conseguido resolver o problema sem ajuda. Se minha placa é reconhecida e funciona quando acerto as configurações manualmente, porque ela não funciona automaticamente? Algo a se resolver nas próximas versões do Ubuntu, eu espero. Mas voltando…

Cliquei no ícone "instalar ubuntu" e o assistente de instalação começou. Algumas perguntinhas básicas sem maiores dificuldades até o momento em que ele pede que eu selecione a forma de particionamento. Eu não entendo nada deste processo e, como ia substituir completamente minha instalação windows do notebook pelo Ubuntu, selecionei a opção “assistida”. O particionamento assistido, como indicado pelo assistente de instalação, ocupa todo o HD, formatando o conteúdo. Maiores detalhes sobre o processo de particionamento podem ser obtido aqui.

A instalação foi extremamente fácil e se não fosse a minha placa eu não teria empacado em passo algum. Em dado momento do processo de instalação eu pude perceber a importância de se ter uma conexão com a internet durante o processo: o Ubuntu baixa as traduções de alguns programas que serão instalados.

Porém, mais assustador que a instalação, foi a recepção que tive como nova usuária por parte dos muitos usuários avançados. Enquanto vários me receberam superbem, alguns me ridicularizaram. Isso é extremamente desencorajador para um usuário leigo. Se o objetivo dos usuários do linux é que ele seja mais difundido, não é com este tipo de recepção que irão conseguir.

Aproveito para deixar o link de um texto do site Linuxchix que fala sobre o porquê de não existirem muitas mulheres entre os usuários deste sistema. UM dos motivos citados é exatamente este: Não – faça iniciantes se sentirem indesejáveis ou fora de lugar.

About the author

M R