Belfast – O berço do Titanic


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Espera-se que nessa região as pessoas sejam um pouco diferente das que vivem no sul…

Muitos irlandeses possuem a esperança de que um dia a Irlanda seja um país integrado, não o que hoje é dividido entre a Irlanda do Norte e República da Irlanda. Algumas pessoas da parte republicana dizem que isso irá acabar em breve, pois alegam um aumento do catolicismo em toda a ilha. Os irlandeses republicanos possuem um grande orgulho pela maneira com que sua independência foi conquistada, claro que dentro disso envolve-se uma luta em que poucos irlandeses se refugiaram em um prédio público como forma de retaliação ao governo inglês. Dentre eles posso citar Daniel O´Connel e Michael Collins, que inclusive tem um filme sobre sua vida.

Apesar da Irlanda do Norte ainda prestar suas homenagens à rainha isso não os coloque fora do ativismo político. Para o bem ou para o mal posso citar o Ira (Irish Republican Army), que marcou a vida de cada cidadão irlandês, principalmente no norte. É esperado que nessa região as pessoas sejam um pouco diferente das que vivem no sul, porque muitas tiveram parentes ou conheceram alguém que foi morto por causa dos ataques. E apenas posso dizer que eles não são tão bem-humorados, são diretos. Caso seja necessário pedir alguma informação por ali a resposta virá em uma única vez, entendendo o inglês ou não. Embora, em Belfast, eu tenha conversado por uns 30 trinta minutos com um norte-irlandês, que bêbado sentou-se em minha mesa enquanto comia meu lanche e começou sob monôlogo a narrar coisas de sua cidade.

Belfast é uma cidade que pode ser conhecida em um dia ou dois e não recomendo muita mais. Ali foi o lugar em que o Titanic foi construído, então é possível visitar a estação de sua concepção. E, como em Londres, há uma grande roda-gigante no centro da cidade. O que me agradou foi a quantidade de becos, onde podia haver algum pub ou apenas uma passagem para uma outra rua. E ainda, nos bairros podemos encontrar murais pintados nos muros que atacam George Bush ou em defesa da minoria. Consta na história que os escravos fugitivos dos Estados Unidos vinham se refugiar na Irlanda e para depois voltarem ao seu país de origem ou não. E, por isso, podemos encontrar pessoas como a avó de Barack Obama presentes nessa mistura com que o mundo foi sempre ocupado.

Em Belfast eu recomendo a rede do Hostelling Internacional, que se encontra em um antigo prédio do corpo de bombeiros, o preço segue a média, e que, também, está localizado próximo à estação de trem, rodoviária ao centro da cidade. Porém ali é só a cama mesmo, principalmente o café da manhã não está incluído na diária. E para bebericar alguma pint de cerveja fica a dica do Crown Bar, que além de tradicional tem uma fachada maravilhosa. Porém, só para não deixar como comentário, a moeda corrente e aceitável por ali é a libra.

About the author

Keila Vieira