Contornando o mar na costa de Dublin


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

A primavera e o verão aqui são especiais para caminhadas e, principalmente, quando o sol fica um pouco tempo mais no céu irlandês.

Seguindo a região costeira de Dublin existem algumas cidadezinhas que são perfeitas para um passeio de um dia. E completamente fácil de ir, porque existe o Dart, a linha ferroviária, e também os ônibus – apesar de que eu nunca sugiro os ônibus daqui, são muito lentos. Eu apenas não recomendo que isso seja feito no inverno ou na época em que há a combinação de vento, chuva e frio. Pois, é fora de questão andar na praia com essas condições. E digo andar na praia, porque nadar é para os heróis, pessoas verdadeiramente corajosas. E esses corajosos que encontrei conseguiram agüentar o tempo de mergulhar e sair da água correndo. Mas, são perfeitas para uma caminhada, principalmente na primavera e no verão.

A linha mais comum é de Bray até Howth, que leva cerca de 40 minutos para ser cruzada de trem. Em Howth há um grande Cliff que circunda o mar, porque a região é como se fosse um nariz da costa. Durante o passeio é possível ver uma linda vista do oceano, flores amarelas espalhadas pelo chão – no caso de ser primavera – gaivotas e se tiver sorte até algumas focas que usam as pedras para se alimentar e até um farol. A caminhada dura mais ou menos 4 horas, então é melhor pensar em algum lanchinho e dedicar um dia para esse lugar.

Malahide é a praia perfeita para longas caminhadas na areia, extensas a ponto de se pensar que é sempre melhor pensar que a volta será o dobro. Mais uma vez, a primavera e o verão aqui são especiais e, principalmente, quando o sol fica um pouco tempo mais no céu, por volta de 23h ainda está claro, acontecem vários festivais gratuitos em toda à República da Irlanda. Em setembro é promovido o Festival de Cultura Mundial em Dun Laoghaire (difícil de pronunciar, mas é gaélico e o certo é algo parecido com isso Dun Laire).

Ano passado, inclusive, Seu Jorge apresentou-se aqui como parte da programação, o que não presenciei, pois foi um dos poucos shows pagos – mas, imagino que isso seja muito bom para o Seu Jorge. Mas, eu vi a apresentação de um grupo chamado Samba da Rua, que escolhi pensando que seria uma apresentação brasileira. Foi um engano, só que não triste. É uma companhia de percussão espanhola, que sabem devidamente como se fazer o uso da cuíca. E eles ainda dividiram o palco com um grupo escocês, que tocavam a sua tradicional gaita de fole. Uma mistura bem diferente, mas que funcionou perfeitamente, torço até que poderia ser uma idéia para algum enredo de escola de samba.

About the author

Keila Vieira