Desafio por um Mundo mais Verde e Solidário

Ciência e Humanidades - Ciberativismo

Avatar

Como envolver 180 mil pessoas em uma iniciativa de cunho ambiental, social, altruísta e solidário em 6 semanas: um experimento social

A Coolmeia lançou hoje um desafio que gostaríamos muito que você, caro leitor, abraçasse.

ATENÇÃO: ESTA É UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO REAL, E NÃO VIRTUAL.

Boca a BocaA Coolmeia, Ideias em Cooperação é uma iniciativa de base social e ecológica que visa produzir o maior número de benefícios ao maior número de pessoas possível, sem esquecer a sustentabilidade. Como benefícios, entendemos saúde, acesso à água potável, moradia confortável, trabalho e remuneração dignas, consumo consciente de bens e serviços, uso de tecnologias verdes, inclusão social e digital, educação de qualidade, microcréditos, desenvolvimento local, enfim, condições que levem os indivíduos a uma vida plena em harmonia com o ambiente físico e social que os cerca.

Partindo deste pressuposto, precisamos comunicar nossas intenções e trazer para abraçar nossa causa – que certamente é a de muitos – o maior número de pessoas possível. Para tanto, escolhemos (nem tão arbitrariamente assim) o número de 180 mil pessoas como um número de pessoas suficientes para iniciar uma massa crítica, uma rede de indivíduos genuinamente preocupados em melhorar a vida do local onde moram, das condições de trabalho que exercem ou daqueles à sua volta e assim por diante.

O desafio é o seguinte: nas próximas 6 semanas, vamos trazer para a comunidade da Coolmeia 182 mil pessoas (cerca de 0,1% da população do Brasil), dentre nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, de Igreja, da academia, de nossa vivência enfim. Um detalhe: NÃO VALE CONVIDAR PELA INTERNET! (com exceção deste texto de apresentação do Desafio)

Eis o Desafio:

Passo 1: Cada pessoa que aceitar o desafio se cadastra na Coolmeia (http://coolmeia.ning.com) e se compromete consigo mesmo a trazer para a Comunidade 3 pessoas do seu círculo de relacionamento. É interessante que esta pessoa seja alguém que já trabalhe com alguma causa social, ecológica ou de cidadania ou que, pelo menos, tenha interesse no assunto. Detalhe: você deve se comprometer a fazer isso em 1 semana a contar de quando você ler este texto.

Passo 2: Ao convidar esta pessoa, você também deve colher dela o compromisso de que ela deve trazer consigo mais 3 pessoas do círculo de relacionamento dela, com as mesmas características acima, ou seja, uma pessoa altruísta, com coração generoso e preocupada com a sociedade ou o ambiente. Detalhe: ela deve se comprometer a trazer 3 pessoas através de contatos reais (pessoas do trabalho, da escola, da Igreja, da Associação de Bairro, da ONG, da família) em uma semana, através de um convite AO VIVO, não por e-mail!

Desta forma, teremos a seguinte evolução (prevista) no número de membros:

Hoje: 250 (09/07/2009 - 13horas e 10minutos)
Fim da Semana 1: 750 (16/07/2009)
Fim da Semana 2: 2250 (23/07/2009)
Fim da Semana 3: 6750 (30/07/2009)
Fim da Semana 4: 20.250 (06/08/2009)
Fim da Semana 5: 60.750 (13/08/2009)
Fim da Semana 6: 182.250 (20/08/2009)


E então? Será que vamos atingir nossa meta em 6 semanas? Vamos testar nossa capacidade de fazer o bem com este desafio simples, o de convidar 3 pessoas a tomarem conhecimento e se cadastrarem na Coolmeia?

Ah! Não precisam ser só 3 pessoas não! Se você quiser convidar 4, 5 ou mais pessoas, fique à vontade! Sua ajuda será ainda maior! Então vamos lá. Vamos transformar 250 em 182.250 pessoas comprometidas até 20 de agosto de 2009 e mostrar que tem muita gente insatisfeita com a política de nosso país, com a exploração de trabalho infantil, com a má-qualidade da educação, da alimentação, com as relações de trabalho, com a desvalorização das minorias. As causas são muitas e estão espalhadas, “cada qual no seu quadrado”. Vamos começar a mudar isso neste círculo de amizade, aprendizado e integração que é a Coolmeia.

Depois de ter convidado e se certificado que pelo menos 3 pessoas convidadas por você aderiram à Coolmeia, aí sim você pode divulgar a rede em seu blog, comunidade do Orkut, lista de e-mails ou através da ferramenta de Convite do Ning . Antes, só no boca-a-boca.

Desafio lançado, agora é contigo! Mão na massa! Ou melhor, boca no ouvido do amigo!



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários (0)
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

             Sem conta?

Sua Opinião

Latest Message: 4 months ago
  • Pad LuizPadi : Existe apenas experiência. Sempre vale a pena tentar :) O Segredo do sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo! O que parece apenas um erro consiste em uma oportunidade que a vida oferece para melhorar. Ressignifique: O que tenho a aprender com isto? Depende de você! Como na música: «link» «link» Aprender com erros alheios Economiza tempo e energia Mudar faci
  • Nelson Brasi : «email»
  • Nelson Brasi : Nelson Brasil Ferreira,
  • Nelson Brasi : Somos companheiros na diretoria provisória da Sociedade Bach. Abraços colorados.
  • Nelson Brasi : A propósito, Bach não significa Ribeiro, desculpa. Bach é Brasil, de Nelson Brasil Bachsil Ferreira. Outro a propósito, Bach não nasceu no dia em que fundamos a Sociedade Bach de POA. Eles adotavam outro calendário. Só por volta de 1700, os luteranos daquela região passaram a adotar o Gregoriano. Bach, então - e infelizmente - deve ter nascido em 31/03. Snif, snif. A morte, sim, é 28/07/1750. Uma terça à noite. O dia mais triste da humanidade. O maior artista de todos os tempos se pi
  • Nelson Brasi : Milton, aqui um colorado. Aqui um adorador de Bach. Aqui um cara que esteve 17 dias na Alemanha, só uminha vez na Europa e que conheceu todas, absolutamente todas as cidades de Bach, com exceção de Mülhausen. Die Strasse ist kaput. As outra 9, fui.
  • Nelson Brasi : milton:aqui, um colorado. Fanático.
  • Nelson Brasi : milton!
  • Stela Almeid : Enviando blog e agurdando contato!
  • Stela Almeid : Buscando contato com OPS!

Guests are shown between [].

Only registered users are allowed to post

Nossos parceiros

 

Compre na Livraria Cultura e no Submarino. Uma pequena comissão da sua compra ajudará a manter os custos do servidor que hospeda O Pensador Selvagem.

Assine o OPS! por mail

Assine o OPS! por e-mail:

Entregue por FeedBurner

Assine o feed

RSS do OPS!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

OPS! no Orkut

Parceria

girafa_trevo

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));