Ciência e Humanidades - Demografia


O Holoceno é um termo geológico para definir o período que se estende de 12 ou 10 mil anos - quando terninaram os efeitos da última glaciação - até a contemporalidade. A população humana no início do período Holoceno era de cerca de 5 milhões de habitantes (menor do que o número atual de moradores da cidade do Rio de Janeiro). Mas o Holoceno propiciou as condições climáticas para o desenvolvimento do ser humano, pois foi neste período que a humanidade começou e expandiu as atividades agrícolas, a domesticação dos animais e a construção de cidades. Foi também o período que as migrações se multiplicaram por todos os cantos do Planeta.
A densidade populacional e econômica chegou a níveis bastante elevados, sendo que diversos analistas consideram que as atividades antrópicas já ter ultrapassado os limites do Planeta. A população passou de 5 milhões para 7 bilhões de habitantes, um aumento de 1400 vezes. Mas a economia e o consumo cresceram muitas vezes mais, explorando e sugando os recursos naturais, ao mesmo tempo em que descartava as sobras do consumo em forma de lixo, esgoto e outros resíduos poluentes. Somente para alimentar os sete bilhões de habitantes do mundo são mortos cerca de 60 bilhões de animais terrestres todos os anos.
O prêmio Nobel de Química de 1995, o holandês Paul Crutzen, avaliando o grau do impacto ambientalmente destruidor das atividades humanas afirmou que o mundo entrou em uma nova era geológica: a do ANTROPOCENO. Este termo, que tem antigas raízes etimológicas gregas significa "época da dominação humana" e representa um novo período da história da Terra em que o ser humano se tornou a causa da escalada global da mudança ambiental.
A humanidade tem afetado não só o clima da Terra, mas também química dos oceanos, os habitats terrestres e marinhos, a qualidade do ar e da água, os ciclos de água, nitrogênio e fósforo, alterando os diversos componentes essenciais que sustentam a vida no planeta. Cerca de 30 mil espécies são extintas a cada ano. A humanidade está provacando a redução da biodiversidade da Terra.
O biólogo E. Wilson considera que a humanidade é a primeira espécie na história da vida na Terra a se tornar numa força geofísica destruidora. Nas últimas seis décadas, na medida em que o PIB mundial crescia e os recursos naturais eram canalizados para o desfrute do consumo e do bem-estar humanos, houve uma investida exponensial sobre todos os ecossistemas do Planeta. O progresso humano tem significado regresso ambiental.
Este compasso é insustentável. O Antropoceno é uma Era sem futuro, pois no ritmo atual, o caminho trilhado vai levar à destruição do Planeta, ao ecocídio e mesmo ao suicídio daqueles que estão provocando a depleção ambiental. É urgente substituir o Antropocento pelo Ecoceno, ou seja, uma era em que haja harmonia entre todas as espécies vivas da Terra, com a eliminação da exploração e da dominação de uma espécie sobre as demais. Para tanto, é preciso superar a maneira de pensar antropocêntrica e adotar e respeitar os princípios ecocêntricos.
| Comentários |
|
|
|||||||||
| < Anterior | Próximo > |
|---|
Login
Comentários
Enquanto isso, nos blogs...
- Altos falantes 19 May 2013 | 1:56 pm Recordar, Repetir e Elaborar
- Ambientalistas pedem à população apoio contra projeto que flexibiliza armazenamento de agrotóxicos 18 May 2013 | 2:45 pm Marco Weissheimer
- Lasier Martins defende corte de árvores no Gasômetro. Justiça deve definir caso nesta quinta 15 May 2013 | 4:23 pm Marco Weissheimer
- Read with Friends 14 May 2013 | 5:07 pm Recordar, Repetir e Elaborar
- Eu tenho razão, Einstein concorda comigo! 11 May 2013 | 10:21 pm Incautos do Ontem
- Não produza uma capa pela sinopse 9 May 2013 | 8:21 am Incautos do Ontem
- Porto Alegre e o trânsito! (um post que se repete…) 3 May 2013 | 5:59 pm O Chato
- Preciosistas (Douglas Adams) 3 May 2013 | 4:21 pm Sala de Justiça
- Há algo de podre no Reino da Di… 30 Apr 2013 | 7:37 pm O Chato
- Conversê 22 Apr 2013 | 12:47 pm Ágora com dazibao no meio










Me tuíta!




Mulher Celta ou Mulher Ficção?
falou muito e não disse nada
O homem que fazia chover*
re: Abençoada chuva - Amigoooooo, você por aqui? Que surpresa! Sabe que u...
Pessoas são como livros
re: - Ô, Leda! Que bom que vem por aqui. :D
A pintura e a fotografia - parte 1: Edga...
Sempre gostei muito da obra de Degas... mas devo admitir que depois que c...
Para quê serve a música - Parte 1
Ser relativista é fácil, não é? Que valor tem este texto em que a pessoa ...