A vida em prol do xadrez ou o xadrez em prol da vida?

Olá, amigos, simpatizantes e apaixonados pelo Xadrez!!

É com saudade e muita alegria que estamos retornando após alguns ajustes técnicos em nosso “opensadorselvagem” com os mesmos propósitos citados em nossa primeira conversa. O jogo de Xadrez, por ser INFINITO como é do conhecimento de todos os envolvidos com ele, muito se tem a comentar, descobrir, estudar e aprender, SEMPRE!

No final de 2017 em nossa última conversa, sugerimos alguns filmes, entre eles o último lançamento de outubro de 2016 – A Rainha de Katwe, com  breve comentário como estímulo a assistirem. Nossa conversa é sobre o MENTOR desta História Incrível que virou Livro pelo jornalista e escritor TIM CROTHER (2012) e hoje filme pela produção da Disney: Robert Katende!!!!

 

ROBERT  KATENDE!

“Não tenho nenhuma lembrança de meu pai”- diz Katende.  Sou uma criança bastarda. Não sei onde nasci, nem quando. Meu nascimento não foi muito fácil. Minha mãe me concebeu quando ainda estava no ensino médio. Meu pai já era casado e tinha uma família. Mais tarde me contaram que sua esposa ficara zangada. Ela disse: se um dia eu vir essa criança, vou mata-la!”

 

Nada mais precisa ser dito sobre o que foi sua Vida. Mas conseguiu sobreviver com alguma ajuda de sua avó e uma tia, por um tempo. Mas a superação se fez presente após aceitar Cristo como seu Salvador. Nas escolas onde estudou se destacou pela inteligência e exímio Jogador de Futebol, o que lhe dava alegria de viver pois não tinha mais ninguém no mundo. Enfrentando possíveis e inimagináveis obstáculos conseguiu uma Bolsa, após exaustivos exames de Competência, na Universidade de KYAMBOO, Kampala, onde aos 20 anos se formou em Engenharia Civil e também defendia a Universidade jogando futebol. Concluído o curso, sem saber o que fazer e nem a quem consultar, encontra seu SALVA-VIDAS em um SACERDÓCIO AMERICANO, chamado SPORTS OUTREACH INSTITUTE uma Organização que trabalhava para qualquer alívio e educação religiosa para as pessoas mais pobres do planeta através do esporte. Iniciou um treinamento. Após concluí-lo (2003) Katende foi contratado para instituir um programa para as crianças na favela de KATWE, a maior das 8 de Kampala, um dos piores lugares do Planeta, que envolvia ministrar através do FUTEBOL.

 

ROBERT  KATENDE!


T
odos têm uma semente de excelência que precisa ser nutrida para aproveitar suas habilidades dadas por Deus
.

O SPORTS OUTREACH prepara um plano para os projetos, mas ressalta que existe espaço para a IMPROVISAÇÃO.  Lá se foi Katende. O Lixão foi escolhido como campo de Futebol improvisado. Pobreza, miséria sem fim, dificuldades imensuráveis e ele se dedicando às crianças com todo carinho ao mesmo tempo que constatava uma parcela dos infantes não participando do projeto, só assistindo: uns porque não gostavam e outros temiam se machucar e não ter como se tratar. Aí entra a improvisação mencionada no projeto. Katende teve muitas ideias, mas nada se enquadrava na situação. Vem à sua mente, Jogo de Xadrez- imita a Vida. Vamos lá. E com apenas 1 conjunto de peças e 1 tabuleiro introduziu o Rei dos Jogos como modelo de Vida na pior favela de Kampala, Katwe, e comprova o que as pesquisas Científicas nos mostram que este Jogo proporciona para o ser humano.  Mudando vidas, entre tantos talentos, um se destaca o de PHIONA MUTESI, 9 anos, protagonista do encantador, genial e inspirador Livro/Filme: A RAINHA DE KATWE., por ser uma história Real. Uma vida transformada e que continua ligada ao mundo do xadrez.

 

Pensamos que a partir de agora terão mais curiosidade em ver o filme. Não podemos contar mais nada.  Só não esqueçam que Katende jamais Desistiu de sua Vida e nem das Crianças!!!!!

Em 2017 Katende recebe no WHETON COLLEGE o “PRÊMIO OTIS DE JUSTIÇA SOCIAL 2017” por seu empreendimento social na África Oriental, cujo trabalho é destacado no filme de 2016, A rainha de Katwe- aclamado pela crítica mundial. Katende tem uma organização sem fins lucrativos a SOM CHESS ACADEMY, que ajuda jovens das favelas a realizar seu potencial através do Xadrez, integrando os princípios do jogo com a gestão dos desafios do cotidiano, aprimorando o pensamento abstrato, a criatividade e a inovação.

Katende falou durante a cerimonia de premiação e após, junto com Phiona participaram de uma mesa redonda. Cerimonia esta realizada ao vivo, para o Mundo!

A Iniciativa Robert Katende e Som Chess Academy

Como comentamos anteriormente, Robert ainda possui uma organização sem fins lucrativos. Essa possui o lema ” Transforming lives through chess one move at time” que em português seria “Transformando vidas com o Xadrez, um movimento por vez”. Seu projeto atualmente abrange além de Uganda, outros países africanos como: Ruanda, Camarões e Kenia. A proposta de seu projeto, em suma, é que todas as crianças, nas favelas de Kampala e outras, encontrem seu potencial máximo através do xadrez, integrando princípios do xadrez com os desafios da vida, melhorando o pensamento abstrato, criatividade e inovação.

Concluindo, segundo o próprio Kantende, a missão da sua iniciativa e organização é inspirar e transformar vidas, capacitando outros.

Links das organizações:

Iniciativa Katende http://www.robertkatende.org/

Som Chess Academy http://www.somchessacademy.com/

 

Por fim…

Não foi fácil tentar sintetizar o excelente e extenso trabalho deste professor. O que ele tem conseguido através do xadrez nas suas várias entidades é inenarrável. É simplesmente espetacular e genial por ser Real. Acreditamos que alguém que nos dê a alegria desta leitura se encante, se emocione e busque mais, porque é impressionante as ações, o trabalho deste ser humano incrível,  ILUMINADO!!!

E Phiona?

Podemos trazê-la também. Sabermos como está hoje!! É uma bela conversa!

Nossa vontade era contar tudo. Mas….

Comentem conosco, critiquem, tragam sugestões, estamos sempre no aguado de algum retorno. Exercite seu poder de leitura, sugestões e críticas. Vamos adorar!

Foi demais descobrir um pouco do que Robert Katende faz no mundo do Xadrez. Um imenso aprendizado!  Com emoção e carinho encerramos com uma frase sua:

“SOMOS TREINADORES DE VIDA!”

Foi um privilégio!!!!

Um grande abraço e até a próxima.

About the author

Lucas e Fatima

Fatima dos Santos Coelho, licenciada em Educação Física pela UFSM em 1976, sendo professora desde 1979 na rede estadual do RS. Juntamente com o Colégio Estadual Manoel Ribas sediou e organizou diversos eventos de xadrez do nível municipal até o brasileiro. Desde 2006, atua como professora e responsável pela Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna em Santa Maria, RS. Lucas Monteiro Vendruscolo, vestibulando, professor/monitor da Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna desde 2013. Criou o amor pelo jogo antes mesmo de saber ler e em 2006 entrou para a primeira turma da Oficina, sendo mais tarde convidado para ensinar juntamente com a professora Fatima.

Leave a comment: