De Santa Maria à Katwe


Warning: array_rand(): Array is empty in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 280

Notice: Undefined index: in /home/opensador/public_html/wp-content/themes/performag/inc/helpers/views.php on line 281

Tudo bem com os encantados pelo xadrez?

Estamos muito bem e felizes com o que vamos comentar. Hoje estamos trazendo duas pequenas conversas de grande interesse aos apoiadores do Rei dos Jogos. A primeira é relacionada à nossa Santa Maria (RS) – JESMA.   A segunda, divulgar/ comentar sobre filmes relacionados ao esporte que mostram maravilhas do mundo enxadrístico, evidenciando seus Valores para o ser Humano. E poderão alegrar suas férias.

JESMA.

Passado o 19.11 – Dia Internacional do Xadrez, estamos voltando a uma de nossas conversa (O Rei dos Jogos em Pauta) onde comentamos sobre o Xadrez em Santa Maria e a inédita parceria entre a Prefeitura, SMXC (Santa Maria Xadrez Clube) e APUSM (Associação dos Professores Universitários de Santa Maria).  Em nível de Prefeitura, acontece anualmente o JESMA – Jogos Escolares de Santa Maria que reúne Município, Estado e União em competições com várias modalidades esportivas e em todas as categorias escolares. E o Xadrez foi contemplado, fazendo parte deste evento.

Naquela conversa foi detalhado como tudo acontece e ficamos torcendo para que nossas crianças e jovens fossem inscritas e participassem. Maiores informações em NOVOJESMA2017 na Secretaria de Esportes e Lazer. Eis que chega a data da competição do nosso xadrez: 17 e 18 de novembro, a emoção chega junto.

17.11.17- categoria Mirim- fem. e masc.

18.11.17- categorias: Infantil e Juvenil – Fem. e Masc, a realizar-se na sede da APUSM, resultado da grande parceria a que nos referimos. Motivo de muita alegria.

17.11.17- 13h30m – 6ª feira – Categoria Mirim- Masc. e Fem.

Aproximadamente às 13h10, chegamos na APUSM, ficamos felizes e surpresos com o número de infantes já presentes. Aos poucos este número foi aumentando e os pequenos enxadristas encantados, emocionados com tantos participantes.  Mãozinhas geladas, se diziam Nervosos e conversavam entre si e com seus professores sobre a grande participação de crianças de várias escolas, ou seja: O Xadrez Acontece e Sobrevive em nossa cidade.

Muito ainda temos que fazer pois a muitas crianças e jovens este esporte não foi Apresentado o que deve ser feito o MAIS CEDO POSSÍVEL. O nosso ícone, o imortal, CAPABLANCA dizia que todas as escolas deveriam apresenta-lo à TODAS as CRIANÇAS mantendo-o em suas atividades. Belíssima surpresa foi a participação da ESCOLA INDÍGENA, fortalecendo o espírito de UNIÃO que o esporte proporciona. Todos muito bem integrados, circulavam com facilidade, alegria e elegância pelo local.   Fazendo novos amigos, aprendendo, ensinando, felizes nos seus 6, 7…até 13 anos (idade desta categoria), se encantavam a cada RODADA(partida) pois era um novo Adversário, novo Desafio, novo conhecimento e um Novo Amigo. Era visível a felicidade, a harmonia entre todos: alunos, professores, arbitragem, colaboradores e representantes da Secretaria de Esportes em assistir um resultado tão POSITIVO.  Estiveram presentes 43 infantes com atitudes incríveis, fazendo jus ao que o Xadrez nos revela. Foi uma tarde de uma serenidade ímpar, tudo dentro do esperado e até superou expectativa tal foi a harmonia do evento.

A categoria Mirim merece todos os Aplausos, fora simplesmente MARAVILHOSOS!!!!!!

18.11.17 – Sábado – 8h – Categorias:  Infantil e Juvenil – Fem. e Masc.

Lá estávamos nós outra vez, na expectativa de que tudo acontecesse tão bem como na 6ª feira. Apenas o computador nos traiu, atrasando um pouco o inicio e as categorias do dia, um pouco mais barulhentas. Mas com diálogo tudo se resolvia e se organizava. Nada fora da normalidade, tudo muito tranquilo. O número de participantes também foi expressivo. Foram 39 novos enxadristas que devem ser incentivados a continuar e levar para a VIDA todo ensinamento proporcionado por este esporte. Foram momentos de extrema importância na Vida destes estudantes e que engrandece Santa Maria. Agradecemos por tão grandiosa oportunidade e tudo faremos para que este evento escolar tenha VIDA LONGA.  Alguém que esteja nos dando a felicidade da leitura e queira mais informações, como Classificação das Escolas, veja em NOVOJESMA2017, da Secretaria de Esportes.

FILMES

Como já foi comentado anteriormente, queremos deixar algumas recomendações de filmes que envolvem nosso Jogo dos Reis.

End Game           

Para aqueles que gostam de um seriado policial de investigação e também aprecia uma participação regular do jogo, temos o seriado End Game que foi lançado no ano de 2011. A trama gira ao redor de Arkadis, campeão mundial de xadrez que devido a um trauma derivado da morte de sua esposa, vive em um hotel. Para se sustentar começa a ajudar a polícia a resolver crimes, utilizando de funcionários do próprio hotel e é claro em especial, o seu brilhantismo no Xadrez.

O dono do Jogo

Em plena Guerra fria, Estados e União Soviética disputavam a hegemonia mundial, no xadrez não era diferente. Os russos eram considerados imbatíveis e os donos do jogo. Eis que surge um jovem que aos 15 conquista o título máximo do esporte, o de Grande Mestre. Bobby Fischer como era conhecido foi então o escolhido para derrotar os russos e se tornar o novo campeão mundial. Durante o filme vemos todos os problemas e transtornos gerados pela imensa pressão colocada nos ombros do enxadrista que buscava se tornar o no dono do jogo.

Lances Inocentes ou À procura de Bobby Fischer

Àqueles que preferem uma história dramática com um final sensacional e emocionante, Lances Inocentes é um ótima pedida. Lançado em 1993, o filme conta a vida de Josh, um menino americano de 7 anos que um dia resolve desafiar seu pai para uma partida de xadrez e acaba vencendo. Seu pai impressionado com o talento de seu filho resolve contratar um professor e inscreve Josh em diversos de torneios. A busca de se tornar o novo Bobby Fischer vira obsessão e Josh se cansa, levando a um grande desfecho.

A Rainha de Katwe

Assim como o peão tem que atravessar o tabuleiro para ser coroado, Phiona teve superar os desafios da vida para conquistar seu sonho. Vivendo em situação de extrema pobreza e miséria em uma comunidade na periferia da capital Kampala, a ugandense descobre o xadrez através do seu irmão mais novo, Brian que participa de um projeto social. Seu treinador Robert percebe seu enorme potencial e se torna a motivação dele para levar as crianças cada vez mais longes. Para convencer a mãe de Phiona a deixa-la continuar jogando, Robert oferece educação em troca. Passando por grandes desafios como a experiência de viver fora da periferia e ter sua primeira derrota em um torneio internacional, a jovem de Katwe supera todos os desafios do tabuleiro da vida para se tornar a Rainha de Katwe.

 

 

 

 

PS: Nesses dois próximos meses, teremos um pequeno hiato em virtude das férias e compromissos particulares, entretanto sempre que necessário postaremos alguma notícia ou curiosidade do rei dos jogos. Obrigado pela compreensão e até a próxima

About the author

Lucas e Fatima

Fatima dos Santos Coelho, licenciada em Educação Física pela UFSM em 1976, sendo professora desde 1979 na rede estadual do RS. Juntamente com o Colégio Estadual Manoel Ribas sediou e organizou diversos eventos de xadrez do nível municipal até o brasileiro. Desde 2006, atua como professora e responsável pela Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna em Santa Maria, RS. Lucas Monteiro Vendruscolo, vestibulando, professor/monitor da Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna desde 2013. Criou o amor pelo jogo antes mesmo de saber ler e em 2006 entrou para a primeira turma da Oficina, sendo mais tarde convidado para ensinar juntamente com a professora Fatima.