Mingau para o corpo, Xadrez para a mente

Alec Holden

No ano de 1997, um senhor inglês de 90 anos chamado Alec Holden apostou em uma casa de apostas, que chegaria aos 100 anos, o dono do lugar aceitou e prometeu que pagaria 250 libras paracada libra apostada. Alec apostou 100 libras e no ano de 2007 foi buscar sua recompensa, quando entrevistado pelo jornal local, ele disse que sua receita para viver tanto foi comer MINGAU PELA MANHÃ, jogar XADREZ TODOS OS DIAS, e sempre MANTER O BOM HUMOR.

“Um INDIANO já disse:As VIRTUDES do Xadrez são tão INUMERÁVEIS como as Areias do Saara Africano!”

Cuidar da SAÚDE FÍSICA sem esquecer da SAÚDE MENTAL – “MENTE SÃ, CORPO SÃO! “ Uma mente  SAUDÁVEL beneficia o corpo todo e o nosso milenar jogo de Xadrez proporciona  uma infinidade de  Benefícios para o CÉREBRO – Saúde Total.  Estudos comprovam que jogar xadrez envolve ambos hemisférios do Cérebro: o DIREITO – reconhece PADRÕES, ESQUERDO – reconhece OBJETOS.   Com o passar do tempo, devido as regras e técnicas do jogo acaba-se USANDO, EXERCITANDO E DESENVOLVENDO ambos os hemisférios, melhorando a Função Cerebral.

Jogar xadrez estimula CADA CAPACIDADE COGNITIVA porque envolve TODAS as PARTES de nossas AÇÕES, estamos nele por INTEIRO, pois exige INTENSA CONCENTRAÇÃO.  É um exercício Mental RIGOROSO, em favor da memória, habilidade cognitiva, criatividade, pensamento abstrato, atenção, entre uma gama infinita de outros benefícios já citados ou não. Por isso o ensino do Xadrez visando a melhora no APRENDIZADO, é um MOVIMENTO MUNDIAL!

Em projeto realizado, durante 5 anos, por Robert Fergusson, de Bradford, em PA School District mostrou que as notas das provas aumentaram em 17,3% para os alunos que participavam regularmente nas aulas de xadrez, comparado com um aumento de apenas 4,56% para as crianças participando em outras formas de “atividades enriquecedoras”. Outro fato que comprova o benefício do xadrez para o indivíduo, é a medida adotada pelo estado de New Jersey dos EUA. Segundo esse:

  • a) o xadrez melhora as habilidades de pensamento estratégico, estimula a criatividade intelectual e melhora as habilidades de solução de problemas, enquanto eleva a auto estima;
  • b) quando os mais jovens jogam xadrez, eles precisam usar habilidades de pensamento mais complexas, analisar ações e consequências, e visualizar possibilidades futuras;
  • c) em países onde o xadrez é oferecido de forma ampla nas escolas, os alunos mostram excelência na habilidade de reconhecer padrões complexos e consequentemente se sobressaem na matemática e ciência; e
  • d) o ensino de xadrez para crianças do ensino fundamental vai permitir que as crianças aprendam habilidades que serão úteis ao longo de sua vida.

XADREZ NA SAÚDE.

Vejamos na saúde alguns exemplos de seus benefícios. Selecionamos apenas três dos tantos existentes.

I – CRESCE DENDRITOS.

Como ele desafia o cérebro, ESTIMULA o crescimento de DENDRITOS (são corpos que enviam sinais das células neuronais ao Cérebro.)  Com mais dendritos a Conexão Neural melhora se tornando mais RÁPIDA – melhorando assim o DESEMPENHO DO CÉREBRO..

2 –MELHORA A RECUPERAÇÃO DE A.V.C OU INCAPACITADOS.

O xadrez desenvolve Habilidades Motoras finas nesses indivíduos através do Simples Movimento das peças em Diferentes Direções, enquanto o Esforço MENTAL melhora a habilidade CONITIVA de COMUNICAÇÃO. A CONCENTRAÇÃO PROFUNDA ajuda a Acalmar a ANSIEDADE.

3 – AJUDA A TRATAR A ESQUIZOFRENIA.

Médicos do Centro de Neurociência Cognitiva de Bron, Paris, na França, descobriram que estes pacientes que foram direcionados para o Jogo de Xadrez, exibiam MAOR ATENÇÃO, PENSAMETO E HABILIDADE de RACIOCÍNIO, por isso foram direcionados a continuar a prática do jogo.

Existe um turbilhão de pensamentos e informações a ser ORGANIZADOS para se jogar uma partida de xadrez. Desde o simples ato de LEVAR a mão à PEÇA, deve ser Pensado, ela só VAI se for para MOVÊ-LA, assim é a Regra a nos Impor AUTOCONROLE, RESPEITO, DISCIPLINA e muitos outros. Não é simplesmente jogar sem um Mínimo de Planejamento possível para entregar-se a arte do pensamento ABSTRATO onde somos os únicos RESPONSÁVEIS por Todos os RESULTADOS dos ATOS Pensados ou Não, é o resultado da nossa conduta, de mais ninguém. Então, VOCÊ TEM O PODER!   NÓS TEMOS O PODER!!!

O adversário é uma incógnita, então, Respeitá-lo, SEMPRE, Subestimar JAMAIS!!!!Assim é o XADREZ, assim é a VIDA!

 

 

Stanley Kubrick

“Você se senta ao tabuleiro e de repente seu coração salta. Sua mão treme ao levantar a Peça e movê-la. Mas o xadrez ENSINA que você

deve sentar lá CALMAMENTE e PENSAR sobre se a sua  é realmente uma boa IDEIA ou se há ouras ideias melhores.” (STANLEY KUBRICK.)

É um mínimo, uma pequena mostra do que o xadrez pode REALIZAR quando EXPANDE a MENTE do HUMANO. Esperamos seu retorno, sugestões e críticas serão sempre muito prestigiadas. Temos muito para explorar ainda sobre o Jogo dos Reis.

Abraços e até a próxima.

About the author

Lucas e Fatima

Fatima dos Santos Coelho, licenciada em Educação Física pela UFSM em 1976, sendo professora desde 1979 na rede estadual do RS. Juntamente com o Colégio Estadual Manoel Ribas sediou e organizou diversos eventos de xadrez do nível municipal até o brasileiro. Desde 2006, atua como professora e responsável pela Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna em Santa Maria, RS. Lucas Monteiro Vendruscolo, vestibulando, professor/monitor da Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna desde 2013. Criou o amor pelo jogo antes mesmo de saber ler e em 2006 entrou para a primeira turma da Oficina, sendo mais tarde convidado para ensinar juntamente com a professora Fatima.

Leave a comment: