O Rei dos Jogos em pauta

Saudações enxadrísticas,

Hoje nossa conversa é sobre o xadrez de nossa Santa Maria, RS, divulgando bons acontecimentos os quais, em nossa visão, sirvam de incentivo para que outras localidades sintam vontade de abraçar trabalhos direcionados a este esporte milenar que tanto auxilia o ser humano a desenvolver inúmeras habilidades ao longo da vida, desde a infância. Cada qual se dedicando como puder, dentro de suas possibilidades, será sempre relevante na multiplicação do conhecimento desta atividade que a cada dia ganha novos adeptos, encanta e surpreende a humanidade levando-a por caminhos melhores.

PREFEITURA, APUSM E SMXC

Os envolvidos com o Xadrez de Santa Maria continuam comemorando a bela parceria entre Prefeitura, Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) e o Santa Mara Xadrez Clube (SMXC) com o objetivo de INCENTIVAR e PROMOVER o Xadrez no Município e Região. Foi uma grata e maravilhosa surpresa aos que de uma maneira ou outra estão engajados nesta luta. Orgulhosos, felizes e agradecidos, desejamos Vida Longa a esta União em prol do desenvolvimento do Xadrez em nosso município. Em tudo o que pudermos colaborar, contem conosco. Parabéns aos Idealizadores!

E no Mundo?

Assim como os outros esportes, o xadrez possui sua federação internacional. Essa se chama FIDE, sigla francesa para Federação Internacional de Xadrez. Foi idealizada por enxadristas que

queriam uma entidade reguladora do esporte, o que culminou na criação dessa organização em 1924. Sendo o primeiro evento organizado pela FIDE, em 1927, na cidade de Londres, A Olimpíada de Xadrez que teve um pequeno hiato durante a segunda guerra, mas que permanece nos dias atuais.

 

 

TORNEIO ABERTO CIDADE DE SANTA MARIA

Em 24 de junho de 2017, sábado, no departamento de Xadrez da APUSM aconteceu  este torneio para comemorar o Aniversário do Município e Selar a parceria Prefeitura, Apusm e Smxc, permitindo a confraternização entre enxadristas de todas as categorias de Santa Maria e região, num claro incentivo ao xadrez estudantil.  Para a felicidade dos organizadores a adesão foi grande contando com estudantes a partir dos 5 anos.  Foi  um encanto a interação de jovens talentos com enxadristas  mais experientes. E o nosso Colégio  Franciscano Sant’Anna se fez presente com número expressivo de participantes, garantindo assim o primeiro, segundo e terceiro lugar na categoria Sub-10 e medalha de prata na Sub-12.  Em nome da alegria pela conquista da parceria e participação no torneio, nossos agradecimentos e os mais elogiosos cumprimentos aos organizadores.

 

Aos que quiserem maiores informações, visite o site da APUSM: http://www.apusm.com.br/tag/xadrez/

Como funciona um Torneio de Xadrez?

Primeiramente, deve-se saber o número de participantes para que se possa ser escolhido o sistema a ser utilizado. Com um pequeno número de pessoas, comumente, é utilizado o Sistema Schuring ou, popularmente, conhecido como todo contra todos, funcionando como o nome já diz em partidas nas quais todos os participantes se enfrentaram.

Nos casos de torneios com um maior número de pessoas se tem preferência pelo Sistema Suíço, no qual existe um número predeterminado de rodadas. Na primeira rodada, o emparceiramento é realizado de uma forma diferente das demais, na qual, na maioria dos casos, o primeiro inscrito jogará com último, o segundo com o antepenúltimo e sucessivamente. Vale ressaltar também que, no xadrez, o primeiro nome da dupla jogará de brancas e o segundo de pretas. Nas demais rodadas, participantes com pontuações iguais ou o mais próximas possíveis se enfrentam. Sendo no Xadrez o valor da vitória 1 ponto, do empate 0,5(meio ponto)  e da derrota 0 pontos.

JESMA

Todos os anos a Prefeitura brinda Santa Maria com o JESMA- Jogos Escolares de Santa Maria,  movimentando todas as Redes de Ensino da cidade.  São realizados através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer buscando garantir às escolas de SM, a participação nas ações referentes ao esporte e ao lazer. Ferramenta que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas de maneira educativa e democrática. É o ESPORTE COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO GLOBAL. Tendo como objetivo geral: incentivar a participação da comunidade escolar santa-mariense nas atividades propostas pelo JESMA, contextualizando o DESPORTO COMO MEIO EDUCATIVO.  O Jesma é dirigido aos alunos nascidos a partir de 2000, regularmente matriculados na Rede Pública (municipal, estadual e federal) e particulares de ensino no município de Santa Maria. São realizadas 9 modalidades esportivas entre estas está contemplado o Xadrez. Todas, masculino e feminino nas categorias mirim, infantil e juvenil. Cada esporte com suas regras e premiações distintas. É só escolher algum e se dedicar para fazer parte deste evento que envolve Mente e Corpo em uma atividade extremamente SAUDÁVEL!

Todos inscritos? Então é só aguardar com muita expectativa a data, horário e local da realização de cada modalidade. Sempre atentos e colaborando com os professores em tudo que for preciso para manter o grande ideal Olímpico -“O IMPORTANTE É PARTICIPAR”.

Mais informações na Secretaria Cultura Esporte Lazer – Jesma 2017 – regulamento: https://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2017/07/D10-1152.pdf

Encerrando nossa pauta agradecemos a Prefeitura pelo estímulo ao Xadrez que aos poucos tende a se consolidar no trabalho dos apaixonados pelo Rei dos Jogos. Desejamos que este apoio se fortaleça em nossa cidade, sem pressa, como em uma Partida de Xadrez, sem desistir.

Voltaremos a estes assuntos, sem dúvidas. Aguardamos e torcemos por um retorno de vocês!

Nosso abraço ,

Até o próximo encontro.

About the author

Lucas e Fatima

Fatima dos Santos Coelho, licenciada em Educação Física pela UFSM em 1976, sendo professora desde 1979 na rede estadual do RS. Juntamente com o Colégio Estadual Manoel Ribas sediou e organizou diversos eventos de xadrez do nível municipal até o brasileiro. Desde 2006, atua como professora e responsável pela Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna em Santa Maria, RS. Lucas Monteiro Vendruscolo, vestibulando, professor/monitor da Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna desde 2013. Criou o amor pelo jogo antes mesmo de saber ler e em 2006 entrou para a primeira turma da Oficina, sendo mais tarde convidado para ensinar juntamente com a professora Fatima.

Leave a comment: