Sonho Americano x Mozart do Xadrez

Olá entusiastas do Jogo dos Reis, como tem passado? 2018 está está sendo um ano movimentado nos tabuleiros. Após as olimpíadas, tivemos durante o mês de novembro, a decisão do título de campeão mundial do xadrez entre o atual campeão, Magnus Carlsen e, o desafiante, Fabiano Caruana. Aproveitando esse grande momento no mundo preto e branco, vamos dar alguns detalhes sobre como ocorreu a disputa e algumas curiosidades sobre a disputa entre o representante do Sonho Americano e o Mozart do Xadrez

Como o “match” acontece?

O “match” consiste em 12 partidas com a alternância de cores entre os jogadores, sendo que as cores da primeira partida são sorteadas, resultando em 6 jogos de brancas e 6 jogos de pretas para cada jogador.

Modalidade clássica

Cada enxadrista tem 100 minutos para realizar 40 jogadas, ao chegarem ao lance 40, eles ganham mais 50 minutos, e depois mais 15 minutos ao chegar no movimento 60, além disso são acrescentados 30 segundos por movimento desde o primeiro lance.

Modalidade rápida

Caso aconteça o empate em pontos ao final das 12 partidas, 4 partidas são disputadas com 25 minutos para cada jogador e 10 segundos de acréscimo para cada lance.

Modalidade Relâmpago

Persistindo o empate, 2 partidas de 5 minutos são disputadas, até um máximo de 10.

Armageddon

Por fim, se um campeão não for definido, uma partida Armageddon é realizada, 5 minutos para as brancas e 4 para pretas, em caso de empate, quem estiver de pretas será o campeão.

A disputa de 2018

Como esperado do primeiro e do segundo do mundo, tivemos um match extremamente complicado e com diversas posições decisivas. Segundo os próprios jogadores, foram as partidas mais difíceis de suas vidas e durante as 12 partidas, afirmaram que houveram 2 chances de vitória para cada um. Mas no final, foram 12 empates na modalidade clássica, algo inédito na disputa do título máximo do xadrez. Com isso, a decisão foi para a modalidade rápida e o Mozart do Xadrez, Magnus Carlsen manteve seu título ao vencer 3 partidas seguidas, não necessitando que uma 4ª partida fosse disputada.

Para quem tiver curiosidade de ver como as partidas foram e entender cada lance, recomendamos o canal no YouTube do Grande Mestre brasileiro Krikor e o canal do croata Agadmator para aqueles que se sentem a vontade com o inglês. Além disso, é possível conferir todas as entrevistas realizadas após as partidas com comentários dos jogadores em diversos canais.

Curiosidades

Para aqueles fissurados por detalhes e curiosidades, aqui vão algumas:

Fabiano Caruana

Fabiano Caruana é o primeiro americano a disputar o título mundial desde Bobby Fischer, jogador que se tornou em campeão em 1972. Vitória que foi retratada no filme “Pawn’s Sacrifice” ou “O Dono do Jogo” em português. Filme que comentamos em um dos nossos posts.

Bobby Fischer

É a terceira vez durante a história dos mundias de xadrez que um russo ou um enxadrista do leste europeu não disputa o título. A primeira vez foi entre o, antigo campeão mundial, indiano Viswanathan Anand e o então desafiante, Magnus Carlsen em 2013 e a segunda vez foi a revanche entre os mesmos enxadristas em 2014, ambas com a vitória de Magnus.

Viswanathan Anand e Magnus Carlsen

Carlsen garantiu o tetra campeonato sem perder nenhum partida, foram 12 empates e 3 vitórias.

Magnus Carlsen

É a primeira vez desde a disputa entre Kasparov e Karpov nos anos 90 que o número 1 e número 2 do mundo se enfrentam num campeonato mundial.

Kasparov vs Karpov

Agradecemos muito sua leitura até aqui. Queremos saber o que acharam, se tem alguma sugestão ou crítica. Aos interessados em saber sobre Carlsen, temos um POST falando sobre um pouco de sua história. Se quiserem mais sobre Caruana, nos retornem.

Sobre as incríveis fotos, todas as imagens dos jogadores Carlsen e Caruana são da fotógrafa Niki Riga, se quiser ver mais, aqui estão as redes sociais dela:

https://twitter.com/riga_niki

https://www.instagram.com/niki.riga/

Para terminarmos com xeque-mate esse POST, desejamos um feliz aniversário ao campeão Magnus Carlsen que completa 28 anos no dia dessa postagem, 30 de novembro.

Muito obrigado, abraços e até a próxima.

About the author

Lucas e Fatima

Fatima dos Santos Coelho, licenciada em Educação Física pela UFSM em 1976, sendo professora desde 1979 na rede estadual do RS. Juntamente com o Colégio Estadual Manoel Ribas sediou e organizou diversos eventos de xadrez do nível municipal até o brasileiro. Desde 2006, atua como professora e responsável pela Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna em Santa Maria, RS. Lucas Monteiro Vendruscolo, vestibulando, professor/monitor da Oficina de Xadrez do Colégio Fransciscano Sant'Anna desde 2013. Criou o amor pelo jogo antes mesmo de saber ler e em 2006 entrou para a primeira turma da Oficina, sendo mais tarde convidado para ensinar juntamente com a professora Fatima.

Leave a comment: