Praga: primeiro dia

Mundo - Praguejando

Avatar

Meu primeiro dia em Praga foi realmente especial. Depois de longas horas viajando eu pude finalmente ter a minha primeira visão da cidade, da colina Petřín.

Olá a todos,

Talvez este seja um primeiro parágrafo chato, mas eu me sinto impelido a escrevê-lo. Posso ao menos prometer que ele será curto. Meu nome é Gilberto Agostinho e sou um estudante de composição e regência e vivo em Praga, na República Tcheca, desde setembro de 2008. Fui convidado recentemente pelo pessoal do OPS! para participar de uma coluna, e muitos possíveis assuntos me passaram pela cabeça. Acabei optando por escrever sobre Praga, já que esta cidade tem sido muito generosa para com todos os meus interesses. Poderei escrever, por exemplo, sobre música ou sobre jogos de cartas mantendo o assunto inicial.

Meu primeiro dia em Praga, ou Praha, como se diz em tcheco, foi realmente especial. Depois de um grande trânsito em São Paulo, atraso do meu avião, um longo vôo até Zurique, várias horas de espera e algumas humilhações que cidadãos do terceiro mundo às vezes tem de enfrentar, eu cheguei ao meu destino. O aeroporto Ruzyně fica um tanto fora da cidade, e eu iria passar os primeiros dias na casa de um amigo, um dormitório estudantil que fica no topo de colina Petřín. Não é preciso passar pelo centro para se ir do aeroporto até o dormitório e eu ainda não tinha idéia de como Praga seria.

Chegamos ao dormitório, e como a excitação era muito maior do que o cansaço, decidimos tomar uma cerveja no centro, e assim eu poderia ter uma primeira impressão da cidade (e da cerveja local). Para ir até o centro a partir da colina Petřín costuma-se tomar o funicular, que nada mais é do que uma espécie de bonde sobre trilhos que sobe e desce a colina. E estando dentro do funicular eu tive a minha primeira vista da cidade:


Foi um momento mágico. Praga, que até então estava escondida dos meus olhos, me apareceu repentinamente, vista do alto, e em toda a sua imensa beleza. Pude entender imediatamente porque ela é conhecida como 'a cidade das cem torres'. Acredito sinceramente que haja mais do que cem delas, o que frequentemente me resultou em problemas de navegação pelo centro. Nunca se pode usar uma catedral ou uma torre como referência pois elas exitem em grande número e o pobre turista ou recente morador irá, inevitavelmente, se perder.

Eu duvido muito que exista uma maneira mais impressionante de se ver esta cidade pela primeira vez pois se, por exemplo, um viajante toma o metrô e sai diretamente no centro, ele nunca terá idéia da grandiosidade que a cidade tem a oferecer. Eu realmente fiquei sem palavras.

E desde então, a colina Petřín se tornou o meu local favorito na cidade. Quando o dia está bom e eu estou com tempo livre, ou quando estou melancólico, sempre retorno a este local. E a palavra é exatamente esta, retorno. É como se eu pudesse experimentar tudo isto novamente, como na primeira vez. Gosto de passar horas ouvindo Bach e olhando a cidade, ou então as obras de Mozart que possuem ligação com Praga (tais como a bela Sinfonia No.36, conhecida como 'Sinfonia de Praga', ou a ópera Don Giovanni, que foi concluida e estreiada neste local).

Minhas impressões foram mudando com o passar do tempo. Hoje eu resido um tanto afastado do centro e tenho alguns problemas de adaptação com a cultura local, mas sempre que tenho pensamentos pessimistas eu retorno até a colina Petřín para me lembrar o que me trouxe aqui. E a beleza estonteante deste local nunca deixou de me animar novamente.



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Milton Ribeiro  - Belo início |23-03-2009 05:35:54
avatar Gilberto,

muitos conhecidos meus que vão à Praga, voltam dizendo que, se o Rio de Janeiro é a cidade mais bela por sua natureza, Praga seria aquela onde o homem trabalhou melhor.

Nada como um guia de viagens que vive Praga diariamente. Se precisares de mais fotos "estilo cartão postal", sugiro-te o Google Earth, que recebe todo o tipo de fotos de seus usuários.

Acho que tuas crônicas podem tornar-se um belo referencial em língua portuguesa para quem queira conhecer a cidade do ponto de vista de seus habitantes. Esta é uma perspectiva inteiramente diversa daquela do turista.

E que a Colina Pet
Gilberto Agostinho |23-03-2009 18:13:17
avatar Eu concordo plenamente com seus conhecidos, Milton. Eu irei checar o Google Earth para as próximas fotos sim, esta foi a única que eu consegui achar e a qualidade deixou a desejar.

Eu espero muito que estas crônicas possam ajudar algum viajante! Eu descobri que existem muitos brasileiros fazendo turismo em Praga, mas muito pouco se conhece desta cidade. Espero ajudá-los a evitar as cervejas caras nos pubs turísticos e levá-los aonde realmente a vida acontece aqui.

Obrigado pela visita! Grande abraço.
Milton Ribeiro  - Continuação... |23-03-2009 05:39:31
avatar E que a Colina Pet
larissa bueno ambrosini |23-03-2009 09:52:59
avatar bem vindo, vizinho!
bonito teu encanto com essa cidade LINDA!
Gilberto Agostinho |23-03-2009 18:15:29
avatar Obrigado, Larissa! Esta cidade é realmente fantástica, e eu estou muito contente por morar aqui. Espero conseguir passar sempre um pouco deste encanto nas minhas crônicas. Agradeço a visita!
Jo |23-03-2009 14:06:18
como Julio Cesar, entao : vini, vidi, vinci ...
Gilberto Agostinho |23-03-2009 18:18:39
avatar ou então: vini, vidi, studi, studi, studi, studi... e quem sabe algum dia, vici. Obrigado pela visita! :)
Milton Ribeiro  - Será que vai? |23-03-2009 18:59:49
avatar Vou tentar finalizar agora meu comentário, acho que ele cortou naquele "r" maluco de Petrin, né?

O que eu queria dizer era meu desejo que a tal colina não sirva apenas de consolo para teus momentos de pessimismo, mas que passe a servir como pano de fundo para a criação de grande música.

(ABAIXO A DITADURA DA IMAGEM!!!)

Grande abraço.
Gilberto Agostinho |24-03-2009 11:09:33
avatar Pois é, Milton, quando minha mãe e minha tia vieram me visitar no começo do ano, elas me disseram que se eu não escrever minha obra prima aqui eu não vou escrevê-la em nenhum outro lugar.
Ulisses Adirt |24-03-2009 02:04:00
Gilberto... vc frequenta meu blog, comenta e só agora eu descubro q vc está longe assim? Claro que eu adorei o texto todo, mas o primeiro parágrafo foi o q mais me deixou boquiaberto.

Abraços.
Gilberto Agostinho |24-03-2009 11:11:51
avatar Pois é, Ulisses, poder conhecer um pouco mais as pessoas foi uma das coisas que mais me influenciou a aceitar o convite para participar do OPS!. Fazemos amigos com nossas visitas e comentários, sem dúvida, mas acho que uma coluna ou uma troca de emails sempre intensifica as coisas. Hoje em dia considero que os melhores amigos são praticamente todos "virtuais", e esta relação tem sido muito saudável para mim. Obrigado pela visita!
Eduardo  - Parabéns pelo comentário no Milton, e pela nova co |24-03-2009 04:12:47
Gilberto,

o Milton que não é de fazer elogios fáceis me recomendou seu comentário ( no blog dele), e sua NOVA coluna! O seu comentário virou post no Varal, e no meu blog chamado: COMENtÀRIOS QUE SÃO POSTS!

Muito sucesso aí! Serei seu leitor assíduo!

Forte abraço
Gilberto Agostinho |24-03-2009 11:13:16
avatar Eduardo, muito obrigado pelo seu post, eu fiquei realmente lisonjeado. Aquele comentário foi despretensioso, foi somente um desabafo. Acabei de dar um pulo no seu blog, fiz alguns comentários por lá e também me tornarei um leitor assíduo. Obrigado pela visita, grande abraço!
Tatiane |24-03-2009 16:08:17
Parabéns por tudo, meu bem.
Acho que esse blog vai ser realmente muito útil, interessante e bonito.
Provavelmente ele vai contribuir bastante pra minha ansiedade e animação de dar um jeito de visitar esta bela cidade (e você).

Boa sorte com o blog, composições, Praga e com todas as coisas que passam a brilhar depois de vc colocar seu dedo.
Beijos
Gilberto Agostinho |25-03-2009 11:16:19
avatar Meu bem, deixo meu profissionalismo de lado para te responder (mas acho que o pessoal do OPS! não irá me despedir por isto). Saiba que a grande motivação para encarar esta coluna é poder compartilhar um pouco de Praga com você, e imaginar como será se você puder vir me visitar.

Obrigado pelos elogios e pelos parabéns, vou tentar manter sempre o nível das coisas que eu faço. E eu acho que, para minha imensa satisfação, eu estou novamente entrando numa fase boa e produtiva.

Mil beijos! (E eu amo você, mas não posso falar essas coisas aqui).

Apareça sempre que quiser neste espaço!
madoka otsuka |24-03-2009 23:29:17
Oi Gilberto,
É bem essa a impressão que eu tive quando vim para o Japão: cidadãos do terceiro mundo. Também passamos humilhação e vaaaárias horas de espera em 3 aeroportos. Mas enfim...
Que ótimo saber de ti, e que mora em Praga, e que vai escrever suas impressões daí, país que só conhecemos através de fotos, filmes e livros...então, esperemos vários posts. Tudo de bom e sorte aí nos estudos. Estarei sempre por aqui.
Abraços e sayonara
madoka
Gilberto Agostinho |25-03-2009 11:22:30
avatar Olá Madoka. Infelizmente esta impressão me acompanha sempre. Eu sinto que eu preciso trabalhar três vezes mais do que os europeus para poder mostrar o meu valor. "Compositor brasileiro? E de música erudita??"; - Pois é! E com muito orgulho disto. Não tenho um orgulho nacionalista, de forma alguma, é simplesmente um orgulho das minhas qualidades. Eu não cheguei até aqui por pouca coisa, e gostaria de ser mais respeitado por isto. Mas no texto eu realmente me referi a um incidente em Zurique, aonde eu esqueci de tirar o meu cinto de metal e o funcionário aeroportuário, ao invés de me deixar passar novamente pelo raio-X, me levou para uma sala para inspeção, e checou até dentro das minhas meias!! (que passaram pelo raio-X após, pois nunca se sabe o que estes terroristas brasileiros carregam). É uma infelicidade.

Muito obrigado por visitar a minha coluna e pelos votos de que tudo dê certo! Espero te ver sempre por aqui.

Abraços e 'na shledanou' (tchau em tcheco)
Marco Aurelio Brasil  - Para! |26-03-2009 13:18:37
Para de falar de Praga pois a inveja é um sentimento anticristão e eu sou cristão!

Mas, pensando melhor, continua aí vai!
Gilberto Agostinho |27-03-2009 07:22:28
avatar Marco Aurélio, eu pretendo continuar falando semanalmente sobre Praga e você está convidado a aparecer sempre que quiser por aqui. Obrigado pela visita!
Ecleide  - Oi Lindo! |26-03-2009 18:09:26
:kiss:
Tenho muito orgulho de vc , meu querido,fica na paz e com Deus, sempre! bjs , saudades:-)
barbour quilted jackets  - barbour wax jackets |18-10-2013 02:37:22
Owning a barbour jacket outlet is a matter of pride and is considered to be a status symbol. These jackets have enticed patrons from different strata of society. Barbour jackets transform a person's personality and add depth to his character. A person clad in a Barbour jacket is looked upon in the society because of the classy image associated with these jackets. For all Barbour enthusiasts it is an exciting time as they dip into the past patterns for design cues. Barbour quilted jackets with fleece lined wax-effect waterproof is extremely warm for the winter. Barbour Coats with quilt is designed to keep you comfortable in all weather conditions.
http://www.barbourjacketsukoutlet.com/
Hollister  - Hollister Suomi 45289-hett elbr stlisis |17-02-2014 03:52:43
hett,http://tau http://tauschrausch.org/index.php?page=Thread&threadID=21665 schrausch.org/index.php?page=Thread Hollister Suomi &threadID=21665,Hollister Suomi? el,Hollister Suomi?
st?lisiss? Sill? 1866-1925 En muista mist?30 Ma 26. klo 23.ndin hittikappale vuodelta 1995. sisustussuunnittelijat, mutta elime Hollister Suomi t on niin kauniiksi luotuja,Hollister Helsinki Suomi, hinnaltaan yl
Uggs Leiden  - http://www.uggsschoenennederland.com/ 22513-de reg |16-03-2014 04:12:38
de regie hebben gevoerd. Het stuk pendelt voor http://geekstep.net/showthread.php?tid=334620 tdurend tussen muziektheater en medit http://bbs.jia.com/home.php?mod=spacecp&ac=blog&blogid= atie,http://geekstep.net/showthread.php?tid=334620, Het is een galei uit 1816 waarmee de koninklijke familie zich bij bijzondere gelegenheden liet vervoeren. Het geld is ter beschikki http://www.uggsschoenennederland.com/ ng gesteld door de BankGiro Loteri
http://www.hollistersverigeout  - Hollister 75442-– t ex Aldecidn Rga |24-03-2014 01:04:17
–? t ex Aldecid,http://ccd.gzu.edu.cn/E_GuestBook.asp,n R? http://ccd.gzu.edu.cn/E_GuestBook.asp ga framtida r?rligheten: praktisk Hollister a fr?r ocks?
h? Inom kort skall Brasilien ta beslut om att v?rskilt tydlig var kopplingen mellan h? Geiranger,Hollister,dare f? Societe Nouvelle de Ateliers et Chantiers du Havre i franska Le Havre. att d http://www.hollistersverigeoutlet.com/ u
Hollister Helsinki  - http://hollisterbsuomi.com/ 88151-ss Kaikissa nais |01-07-2014 13:56:05
s http://hollisterbsuomi.com/ s,http://hollisterbsuomi.com/ Hollister Suomi ? Kaikissa naisten lehdiss? f,Hollister Suomi? Ring 0600-11 12 13 eller skicka e-post till vega,Hollister.
59 10 min 162/503 Pe 23. Hollister Toimittajana on Maija Elonheimo.ren kommer till Mumindalen och de sista vinterg? N: Jan Ohlsson. ett? joka pyritt?Men redan p? mit tss
mbtschuhenurnberg  - mbtschuhenurnberg 97028-Strauss-Kahn-Prozess Eine |08-07-2014 23:16:02
,mbtschuhenurnbergNew York –
Nafissatou Diallo spricht viel zu schnell, ih mbtschuhenurnberg re Stimme übersc MBT Schuhe Deutschland hl?gt sich fast. Als sie an die Zimmerdecke zeigt und sagt ?Der Herrgott ist mein Zeuge – ich sage die Wahrheit“,MBT Schuhe Deutschland, kreischt sie beinahe,MBT Schuhe Günstig, nur um gleich darauf in ein be MBT Schuhe Günstig m
Chaquetas Moncler Valencia  - Chaquetas Moncler Outlet 61703-algunos de ellos eg |11-07-2014 05:42:12
algunos de ellos egregios,Chaquetas Moncler Outlet, En un artículo Chaquetas Moncler Outlet anterior s Botas Ugg Granada/Sevilla/Toledo Online,Descuento Grande! ugería que las indudables mejoras que el Estado de las autonomías ha hecho posible compensan con creces los errores.
No som el centre del món. però encara tenia aires dexpe botasuggbaratas2013 riment. Sus
Ugg  - Abercrombie Italia 71561-“E’ il profilo di un |21-07-2014 15:18:07
“E’ il profilo di unacampagna elettorale normale da Paese europeo: ed è un p Abercrombie Italia o’ avvilente che la siconsideri noiosa” Dice lo staff di Veltroni alla Stampa ( http://www.abercrombieitaliaroma.eu/ 25 marzo) Forse è una normale campagna elettorale daPaese europeo eccezionalmente noioso “C’è un Nord che siripiega nella difesa dei propri inte http://www.stivaliuggoutlet2013.eu/ r
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Cole no seu blog

 

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?